Casos notificados de Sarampo chegam a 237 em Manaus

O 6º Informativo Epidemiológico do Sarampo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na manhã desta terça-feira, 17/04, mostra que Manaus registra 237 casos notificados de sarampo, o que representa 54 casos a mais do que o registrado há uma semana.

Do total de 237 casos notificados no município, 16 foram confirmados, 25 casos descartados, ou seja, não atenderam os critérios laboratoriais para a confirmação do sarampo, e 196 ainda estão sendo investigados. Dos casos confirmados, sete foram registrados em crianças com menos de um ano (44%) e cinco casos na faixa etária de um a quatro anos (31,3%). Os outros quatro casos foram confirmados em pessoas com mais de 20 anos.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o Informe Epidemiológico do Sarampo é divulgado uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, para apresentar as ações de monitoramento dos casos da doença no município de Manaus por meio da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, definindo as diretrizes para o combate ao sarampo.

“Os dados apresentados pela Sala de Situação mostram que é importante priorizar as ações de prevenção entre crianças com até cinco anos de idade. Os profissionais de saúde estão buscando estabelecer estratégias para atingir esse público, incluindo a campanha de vacinação que segue até a próxima sexta-feira, 20 de abril”, informa Marcelo Magaldi, destacando que entre os 237 casos notificados, 66,6% foram registrados em crianças de até cinco anos de idade.

O secretário informa ainda que os Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) estão organizando ações de imunização em creches, públicas e particulares, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), associações e outras entidades.

Outra estratégia para a prevenção, definida durante reunião da Sala de Situação, é mobilização dos beneficiários do Programa Bolsa Família para a vacinação das crianças de seis meses a cinco anos contra o sarampo, o que passará a ser uma das condicionalidades para a permanência no programa.

 

Campanha contra o sarampo

As ações da Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2018, que têm como público alvo crianças com idade de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, continuam até a próxima sexta-feira, 20/04, em 183 salas de vacina na rede municipal de saúde. A meta é atingir 211.907 crianças na faixa etária definida.

 

Ação integrada 

As ações de combate ao sarampo têm recebido apoio fundamental de graduandos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Desde o dia 26 de março, 24 residentes – 12 de cada instituição – foram integrados às ações de combate ao sarampo.

De acordo com a professora-coordenadora do estágio em ‘Medicina Preventiva e Social’ da Ufam, Heliana Feijó Leite, este é um momento importante para o aprendizado efetivo desses estudantes.

“A participação dos internos da Medicina nas ações de controle do surto de sarampo, além de ser uma oportunidade única de aprendizado significativo, também é uma ação de parceria solidária e de integração da escola médica com a rede de serviços de saúde e as comunidades”, frisou Heliana.

Para a coordenadora dos programas de residência em enfermagem da UEA, Lihsieh Marrero, a oportunidade de vivenciar a experiência, de perto, é fundamental para a formação completa dos enfermeiros.

“A participação das enfermeiras residentes da UEA na ação contra o sarampo, reforça a integração entre o ensino e o serviço de saúde e demonstra o compromisso da universidade com a população de Manaus”, ressaltou Lihsieh.

Outros 20 estudantes de Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem também atuam, tanto na Sala de Situação, como também nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora do Programa para Educação e Trabalho na Saúde (PET/GraduaSUS) da Semsa, Elizabeth Bezerra, estes estudantes passaram a estar inseridos no contexto da estratégia de combate ao sarampo.

“Eles já atuavam dentro das Unidades Básicas de Saúde, mas foram direcionados para as ações do sarampo com o objetivo de dar ainda mais densidade ao trabalho desenvolvido pela Semsa”, explicou Elizabeth.

A psicóloga da Gerência de Educação em Saúde (Gesau) da Semsa, Paula Bastos, explica que a parceria tem tornado as ações contra o sarampo, ainda mais efetivas.

“É muito satisfatório ver a progressiva qualificação da integração ensino, serviço e comunidade. As articulações entre serviço e ensino potencializam essas ações dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), pois auxiliam a saúde ao mesmo tempo em que ofertam experiências significativas ao profissional em formação”, completou Paula.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *