Agricultores montam acampamento em frente ao Tribunal de Justiça

Foto: Raphael Alvez TJ-AM-Divulgação

Agricultores do município de Novo Airão e Acajatuba, juntamente com a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AM), iniciaram um protesto na manhã desta segunda-feira (16), em frente ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o objetivo é chamar a atenção para celeridade no julgamento de um processo de reintegração de posse.

Cerca de 30 famílias montaram acampamento desde às 5h, em frente ao  TJAM, localizado na avenida André Araújo, Aleixo, zona sul de Manaus. Com cartazes e lonas atadas, os manifestantes protestam porque segundo eles, estão sem moradia a mais de quatro meses após serem expulsos das terras onde moravam e produziam.

Foto: Raphael Alvez TJ-AM-Divulgação

No dia 9 e 16 de janeiro desse ano, a empresa agropecuária Exata, através de um mandato de reintegração de posse, retirou os moradores do local onde residiam há mais 10 anos. A empresa alega que ela é a proprietária das terras na qual os agricultores residiam com seus familiares.

Em posse de um outro documento emitido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que prova que as terras pertencem ao governo e não a empresa, os agricultores solicitam que o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, possa suspender a liminar que dá direito a empresa Exata.

Foto: Raphael Alvez TJ-AM-Divulgação

Ao todo de 311 famílias e mais de 1.500 pessoas estão desabrigadas. Segundo informações dos líderes da manifestação o acampamento ficará montado em frente ao Tribunal de Justiça por tempo indeterminado.

Reportagem: David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *