Inaugurada a terceira Queijaria Flutuante do Amazonas, em Autazes

A “Emporium do Queijo” foi inaugurada na quinta-feira (12/04), em Autazes. Fotos: Divulgação

A “Emporium do Queijo” é a segunda queijaria flutuante inaugurada em Autazes,  município a 108 quilômetros de Manaus em linha reta, e a terceira do Amazonas. Ela vai operar com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) emitido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, que oportuniza a melhoria da qualidade sanitária dos produtos que chegam à mesa do consumidor.

O empreendimento, inaugurado na última quinta-feira (12/04), vai utilizar o leite que a família do produtor rural Manoel Chagas ordenha. De início serão 500 litros de leite por dia, podendo estender a capacidade para mil litros/dia. O leite bovino ou de búfala será processado e transformado em queijo coalho.

De acordo com o secretário de Políticas Agropecuárias e Florestais do Amazonas – Seapaf/Sepror, Fernando Vieira, o modelo da queijaria inaugurada é interessante porque atende a uma especificidade amazônica. “Dessa forma, trabalhamos nos dois biomas, de várzea e terra-firme. Ela é móvel e assim não para de funcionar”, explicou o secretário.

Segundo o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, o estabelecimento servirá como modelo para pequenos produtores, associações e cooperativas da região para que busquem a regularização. “Estamos querendo em uma ação integrada de todo o Sistema Sepror e outros parceiros obter o maior número de estabelecimentos regularizados, tanto da área de flutuante como de terra firme”, destacou Sérgio Muniz.

 

Rota do Queijo

Esta ação integrada tem nome: “Plano Estadual de Regularização de Queijo Artesanal”, desenvolvido pelo Governo do Estado através do Sistema Sepror (Ads, Adaf, Idam, Sepa, Seapaf), Agência de Fomento do Estado do Amazonas – Afeam e tem parceria com a Universidade Federal do Amazonas – Ufam.

Autazes é um dos municípios que compõem a maior bacia leiteira do Estado, com produção anual de 6 milhões de litros de leite por ano, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas – Idam (2016).

A previsão é de que com o apoio do Plano, mais quatro queijarias regularizadas inaugurem ainda no primeiro semestre.

De início, o empreendimento terá 500 litros de leite por dia, podendo estender a capacidade para mil litros/dia

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *