Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Crianças com cartão de vacina atualizado também devem ser imunizadas no Dia ‘D’

Foto: Divulgação

O dia “D” de vacinação contra o sarampo, marcado para este sábado (14), será exclusivo para vacinação de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, inclusive as que estiverem com o cartão de vacina atualizado. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizará um total de 500 postos de vacina, distribuídos em todas as zonas geográficas de Manaus, para a campanha. Manaus recebeu 250 mil doses da tríplice viral do Ministério da Saúde (MS).

“O dia ‘D’ é uma ação de campanha e, por isso, todas as crianças na faixa etária indicada, de 6 meses de vida até 5 anos, deverão ser vacinadas. A única exceção é para o caso de crianças que receberam uma dose de vacina há menos de um mês”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O secretário lembra, ainda, que a vacina tríplice viral é contraindicada para quem tem alergia grave ao ovo de galinha, alergia à proteína do leite de vaca e crianças que estejam em tratamento com medicamento imunossupressor. “Esses casos devem ser avaliados por um profissional de saúde”, orienta Marcelo Magaldi.

A prefeitura estará atuando no dia “D” com 2,5 mil profissionais de saúde que irão trabalhar em 500 postos de vacinação nas zonas Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural. A população pode acessar a lista com todos os postos no site da Semsa https://goo.gl/qyRxe7, com endereços, pontos de referência e horários. (Ver planilha em anexo)

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a grande maioria dos postos, como as Unidades de Saúde, estará funcionando no horário das 8h às 17h, mas alguns, como aqueles que serão instalados em shoppings de Manaus, terão horário diferenciado, conforme a lista dos postos disponibilizada no site.

“Pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos com o cartão de vacina, que será avaliado pelos profissionais de saúde para a imunização. É importante também que os pais fiquem atentos para o fato de que o dia ‘D’ é uma ação diferenciada de campanha e que todas as crianças na faixa etária já mencionada devem comparecer para a vacinação”, reforça Isabel Hernandes.

Casos

O 5º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo em Manaus, divulgado na última terça-feira, 10/4, apontou que Manaus tem 183 casos notificados da doença. Desse total, seis foram confirmados, um foi descartado e 176 estão sob investigação.

Dos casos notificados, 16 estão na faixa etária de um a cinco meses de idade (8,7%), 114 em crianças de seis meses a cinco anos (62,3%), 30 na faixa etária de seis a 19 anos (16,4%), 11 casos em pessoas de 20 a 29 anos (6%), 10 casos na faixa de 30 a 49 anos (5,5%) e dois em pessoas com mais de 50 anos (1,1%).

O novo informe mostra também que o Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) concentra 47% dos casos, seguido com Disa Sul (24%), o Disa Leste (14,8%), Oeste (13,7%) e Rural (0,5%).

Transmissão

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre e manchas vermelhas acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, conjuntivite.

Como a transmissão do sarampo ocorre por vias áreas, semelhante ao que acontece com a gripe, outro aspecto importante para prevenir a doença é a recomendação aos pais para que evitem levar os filhos para locais de grande aglomeração de pessoas.

Veja também

Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Estado. Veja resultados de Action e 365 Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Amazonas. Aliança do governador com o prefeito Arthur Virgílio é avaliado, embora tenha sinais mais evidentes apenas desde a sexta-feira Duas pesquisas, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribun...
Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...
Vem aí: 11ª Mostra de Música Canção da Mata com entrada gratuita. Confira a programação Banda Luneta Mágica. Foto: Divulgação A cidade de Manaus vai receber a 11ª edição da Mostra de Música Canção da Mata, do Sesc Amazonas, nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, situado na Rua Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O ...
Compras de vestuário a partir de R$ 5? ‘Varal Sustentável’ leva bazar para shopping na z... O Varal Sustentável é apresentado ao público no formato que dá nome ao projeto, ou seja, as peças de calças, bermudas, camisas, sapatos e outros objetos são expostos em um varal à espera dos consumidores.  Foto: Divulgação O fim de semana pode ser uma oportunidade para com...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook