Servidores vão discutir em assembleia ameaças às atividades do Inpa

Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) vão se reunir em assembleia geral, na próxima quinta-feira, 12, às 15h, para discutir os problemas que ameaçam as atividades do órgão e o futuro para a ciência e tecnologia no Brasil.

O debate, que ocorrerá na sede do próprio órgão, localizada na Zona Sul de Manaus, está sendo organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Amazonas (Sindsep-AM), Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Fórum de Ciência e Tecnologia (FC&T) e Comitê Inpa pela Democracia.

Um dos objetivos da assembleia é alertar os servidores sobre o real perigo de extinção do Inpa, devido ao processo de desmanche que vem ocorrendo no setor de ciência e tecnologia do Brasil, e que já se instalou na instituição, ocasionando a paralisação em alguns setores e laboratórios por falta de recursos humanos e financeiros. Nos últimos dois anos, o corte no orçamento do Inpa foi mais de 40%.

O secretário de administração do Sindsep-AM, Jorge Lobato, explica que a discussão na assembleia pode ser um instrumento motivador para desencadear um processo de mobilização local. Segundo ele, é necessário que todos os servidores tomem conhecimento do real risco de extinção do Inpa, tanto por falta de recomposição dos quadros que somam a força de trabalho no órgão, quanto da força orçamentaria que não existe neste momento.

“Estamos fazendo uma mobilização para alcançarmos o maior número de servidores possível. É preciso apresentarmos à comunidade a problemática que vem se agravando a todo momento. O Inpa engessou de vez, envelheceu, está sem dinheiro para continuar. Qual será o futuro desta instituição caso a situação continue piorando?”, questiona Lobato.

 

Nova direção

Também na assembleia do dia 12, os servidores vão discutir sobre a eleição para a próxima diretoria do Inpa, que acontece em junho.  O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) já instalou, no fim de março, o comitê que vai escolher a lista tríplice de candidatos a novo diretor. Os servidores defendem a unidade entre os pesquisadores de carreira da instituição e querem fazer uma sondagem para ver, entre estes, quais possuem perfil para submeter seu nome à disputa pelo cargo. O processo funciona como uma consulta interna, ou seja, uma eleição informal, onde cada servidor indica um nome de sua preferência para concorrer ao cargo de diretor do Inpa.

Outro assunto a ser colocado em pauta na assembleia geral é a aprovação de um documento chamado Carta do Inpa, que servirá como orientação para que o próximo diretor entenda quais os principais problemas e as reais necessidades que a instituição possui.

 

Crise

Sobre os impactos negativos gerados com a crise que vem afetando o Inpa, Jorge Lobato ressalta que não se pode desenvolver a Amazônia sem conhecê-la. Portanto, ele acredita que a paralisação das pesquisas – que são de extrema importância tanto para a política como para o desenvolvimento da região – atinge diretamente a sociedade de um modo geral.

“Estão desprezando o conhecimento. Jogando na lata do lixo anos de pesquisas, algumas relacionados à saúde. Isso traz grandes perdas para a população. O Inpa é uma instituição muito importante para o desenvolvimento da Amazônia. Esse risco de extinção é a maior perda de soberania de conhecimento que estamos presenciando”, enfatiza Jorge Lobato.

O secretário de administração do Sindsep-AM afirma ainda que os servidores do Inpa, assim como toda a sociedade, precisam seguir mobilizados pela valorização do conhecimento científico, acadêmico e tecnológico do Brasil. “Esse é o principal caminho para superarmos a crise e avançarmos em direção ao desenvolvimento sustentável e justo do país”.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *