Santa Isabel do Rio Negro decreta ‘EmergĂȘncia’ por estiagem

Foto: Divulgação

O municĂ­pio de Santa Isabel do Rio Negro, localizado na regiĂŁo do Alto Rio Negro Ă© o segundo municĂ­pio da calha a decretar “Situação de EmergĂȘncia” por conta da estiagem. O anĂșncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo secretĂĄrio do ĂłrgĂŁo, Fernando Pires Junior, durante o “Alerta de Cheia”, do Serviço GeolĂłgico do Brasil/CPRM.“Nossos tĂ©cnicos passaram quase dez dias na regiĂŁo do Alto Rio Negro avaliando a intensidade do desastre e orientando as Prefeituras quanto Ă s medidas burocrĂĄticas para o decreto de emergĂȘncia, bem como o levantamento preciso das famĂ­lias afetadas”, disse.

O municĂ­pio registrou que 7.608 pessoas jĂĄ estĂŁo afetadas pela estiagem, em pelo menos 67 comunidades. A Defesa Civil do Estado prepara a execução do plano de resposta ao desastre, que prevĂȘ apoio logĂ­stico para Ă quela regiĂŁo, que tem tambĂ©m população afetada na cidade de SĂŁo Gabriel da Cachoeira, em “EmergĂȘncia”, pelo mesmo fenĂŽmeno natural.

Alerta de Cheia

De acordo anĂĄlise do Serviço GeolĂłgico do Brasil/CPRM, a cheia do Rio Negro, na regiĂŁo de Manaus, deve ser de magnitude intermediĂĄria, entre 27,45 a 28,15 m, 1,20 m abaixo da cheia de 2017.O segundo alerta de cheia do ĂłrgĂŁo estĂĄ previsto para o fim de abril e o terceiro e Ășltimo, no fim de maio.

Foto: Divulgação

BALANÇO DA ENCHENTE 2018

-SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: 01 MUNICÍPIO

01. APUÍ (calha do Madeira)-FamĂ­lias afetadas: 300 (Distrito de SucundurĂ­-100 km da sede de ApuĂ­).-A Defesa Civil do Estado enviou tĂ©cnicos para avaliação e levantamento de necessidades.

ESTADO DE ALERTA: 05 MUNICÍPIOS

01. HUMAITÁ (calha do Madeira)

02. MANICORÉ (calha do Madeira)- JĂĄ contabiliza 327 famĂ­lias afetadas em 11 comunidades. TĂ©cnicos da Defesa Civil AM foram enviados ao municĂ­pio para avaliação.

03. NOVO ARIPUANÃ (calha do Madeira)

04. BORBA (calha do Madeira)05. NOVA OLINDA DO NORTE (calha do Madeira)

ESTADO DE ATENÇÃO: 12 MUNICÍPIOS

01. BOCA DO ACRE (calha do Purus)

02. PAUINÍ (calha do Purus)

03. LÁBREA (calha do Purus)

04. CANUTAMA (calha do Purus)

05. TAPAUÁ (calha do Purus)

06. BERURI (calha do Purus)

07. GUAJARÁ (calha do Juruå)

08. IPIXUNA (calha do JuruĂĄ)

09. EIRUNEPÉ (calha do Juruá)

10. ENVIRA (calha do JuruĂĄ)

11. ITAMARATI (calha do JuruĂĄ)

12. CARAUARI (calha do JuruĂĄ)

Foto: Divulgação

BALANÇO DA ESTIAGEM 2018

-MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: 0201. SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (calha do Alto Rio Negro)Pessoas afetadas: 12.709Comunidades: 0902. SANTA ISABEL DO RIO NEGRO (calha do Alto Rio Negro) NOVO Pessoas afetadas: 7.608Comunidades: 67-ESTADO DE ALERTA: 01 MUNICÍPIO01. BARCELOS (calha do Alto Rio Negro

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *