Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Ministério do Turismo fiscaliza meios de hospedagem em Manaus

Ministério do Turismo Fiscaliza Hotéis em Manaus. Foto: Divulgação

Uma equipe de fiscalização do Ministério do Turismo esteve em Manaus, no período de 27 a 29 de março, para realizar a operação “Verão Legal 2018”. O objetivo foi conferir se os prestadores de serviços turísticos estão seguindo o que determina a Lei de Turismo (n. 11.771/08) e se estão devidamente registrados no Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo.

A fiscalização, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), aconteceu em vários pontos da cidade e passou por mais de 50 estabelecimentos.

A operação “Verão Legal 2018” já esteve em 19 capitais brasileiras e a meta do Ministério do Turismo é até abril percorrer todas as capitais do país. Desde o início da operação, em setembro do ano passado, o órgão federal já contabilizou um crescimento efetivo no número de cadastros regularizados.

Cadastur

Antes do trabalho de fiscalização, na terça-feira (27), o Ministério do Turismo apresentou ao trade turístico a nova versão do Sistema Cadastrur 3.0. O cadastro é obrigatório para os meios de hospedagens, agências de turismo, parques temáticos, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, guias de turismo e transportadoras turísticas.

A apresentação foi conduzida pela chefe da divisão de fiscalização dos serviços turísticos do Ministério do Turismo, Larissa Peixoto, que esclareceu os benefícios e facilidades do sistema para o prestadores de serviços e para os turistas.

“O Cadastur é uma ferramenta que aproxima os prestadores de serviços turísticos do setor público. Por meio do cadastro é possível dimensionar o tamanho do setor em cada destino brasileiro podendo trabalhar de forma mais adequada e alinhada às políticas públicas de investimento no turismo na região”, declarou Larissa.

Para o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, a participação do trade confirma a importância do sistema para o segmento. “O Cadastur é fundamental para o ordenamento do turismo, pois a ferramenta identifica as lacunas e regulariza as atividades e isso hoje é uma das prioridades para o turismo no Governo do Amazonas”, disse.

A empresária do segmento e conselheira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AM), Maria Helena Fonseca, destacou que a ferramenta é excelente para o turismo. “O Cadastur tem que existir sim e para mim o que vale é essa fiscalização que será implementada, pois é um controle que se pode ter sobre todos os segmentos que atuam no mercado”, afirmou.

Veja também

Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Estado. Veja resultados de Action e 365 Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Amazonas. Aliança do governador com o prefeito Arthur Virgílio é avaliado, embora tenha sinais mais evidentes apenas desde a sexta-feira Duas pesquisas, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribun...
Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...
Vem aí: 11ª Mostra de Música Canção da Mata com entrada gratuita. Confira a programação Banda Luneta Mágica. Foto: Divulgação A cidade de Manaus vai receber a 11ª edição da Mostra de Música Canção da Mata, do Sesc Amazonas, nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, situado na Rua Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O ...
Compras de vestuário a partir de R$ 5? ‘Varal Sustentável’ leva bazar para shopping na z... O Varal Sustentável é apresentado ao público no formato que dá nome ao projeto, ou seja, as peças de calças, bermudas, camisas, sapatos e outros objetos são expostos em um varal à espera dos consumidores.  Foto: Divulgação O fim de semana pode ser uma oportunidade para com...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook