Ministério do Turismo fiscaliza meios de hospedagem em Manaus

Ministério do Turismo Fiscaliza Hotéis em Manaus. Foto: Divulgação

Uma equipe de fiscalização do Ministério do Turismo esteve em Manaus, no período de 27 a 29 de março, para realizar a operação “Verão Legal 2018”. O objetivo foi conferir se os prestadores de serviços turísticos estão seguindo o que determina a Lei de Turismo (n. 11.771/08) e se estão devidamente registrados no Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo.

A fiscalização, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), aconteceu em vários pontos da cidade e passou por mais de 50 estabelecimentos.

A operação “Verão Legal 2018” já esteve em 19 capitais brasileiras e a meta do Ministério do Turismo é até abril percorrer todas as capitais do país. Desde o início da operação, em setembro do ano passado, o órgão federal já contabilizou um crescimento efetivo no número de cadastros regularizados.

Cadastur

Antes do trabalho de fiscalização, na terça-feira (27), o Ministério do Turismo apresentou ao trade turístico a nova versão do Sistema Cadastrur 3.0. O cadastro é obrigatório para os meios de hospedagens, agências de turismo, parques temáticos, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, guias de turismo e transportadoras turísticas.

A apresentação foi conduzida pela chefe da divisão de fiscalização dos serviços turísticos do Ministério do Turismo, Larissa Peixoto, que esclareceu os benefícios e facilidades do sistema para o prestadores de serviços e para os turistas.

“O Cadastur é uma ferramenta que aproxima os prestadores de serviços turísticos do setor público. Por meio do cadastro é possível dimensionar o tamanho do setor em cada destino brasileiro podendo trabalhar de forma mais adequada e alinhada às políticas públicas de investimento no turismo na região”, declarou Larissa.

Para o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, a participação do trade confirma a importância do sistema para o segmento. “O Cadastur é fundamental para o ordenamento do turismo, pois a ferramenta identifica as lacunas e regulariza as atividades e isso hoje é uma das prioridades para o turismo no Governo do Amazonas”, disse.

A empresária do segmento e conselheira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AM), Maria Helena Fonseca, destacou que a ferramenta é excelente para o turismo. “O Cadastur tem que existir sim e para mim o que vale é essa fiscalização que será implementada, pois é um controle que se pode ter sobre todos os segmentos que atuam no mercado”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *