Madeira apreendida na Operação Arquimedes será doada para 18 cidades

Madeira foi apreendida na Operação Arquimedes, da PF, e será usada para construção de casas e projetos em 18 Municípios. Foto: Divulgação

A Defesa Civil do Amazonas assinou, nesta segunda-feira (26), um convênio com o Ministério Público Federal (MPF) para a doação de madeira a 18 municípios do estado. A carga é oriunda da “Operação Arquimedes”, da Polícia Federal.

“Todos os municípios apresentaram um projeto, relatando como a madeira seria utilizada. Após a doação, vamos acompanhar a execução de cada plano, garantindo que a carga seja utilizada para fins prioritários de atendimento às famílias afetadas por desastres naturais”, garantiu o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

Cidades

Dezoito municípios formalizaram o interesse em receber a madeira, por meio de projeto: Coari, Careiro da Várzea, São Gabriel da Cachoeira, Anori, Manaquiri, Jutaí, Careiro Castanho, Santo Antônio do Iça, Santa Isabel do Rio Negro, Carauari, Iranduba, Boca do Acre, Amaturá, Manacapuru, Urucurituba, Tefé, Maraã, Itacoatiara.

A carga será prioritariamente utilizada para fins de reconstruções de moradias, pontes, escolas, entre outras edificações afetadas por desastres naturais. É o caso de Iranduba, que prevê a construção de 64 casas na zona rural da cidade e a reforma de 10 escolas.

Moradias

Outro exemplo é Santa Isabel do Rio Negro, que apresentou no projeto a necessidade de construir 20 moradias para famílias vítimas de eventos naturais extremos, além de duas pontes permanentes nas zonas urbana e rural da cidade.

Neste primeiro momento, serão destinados para as Defesa Civis, 70 contêineres, com 25 m³ de madeira cada.

Operação Arquimedes

Deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com Ibama e Receita Federal, a operação apreendeu, desde o dia 15 de dezembro de 2017, no Porto Chibatão e no Superterminais, em Manaus, 444 contêineres com carga de madeira ilegal (sem Documento de Origem Florestal ou outras irregularidades), que seriam destinados à exportação, para outras Unidades da Federação e para outros países (comércio exterior).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *