Agentes penitenciários protestam por reajuste de 100% e Seap informa que cadeias estão normalizadas

Seap, em nota, informou que apesar da manifestação não houve intercorrência no sistema prisional com falta de servidores. Foto: Arquivo

Um grupo de agentes penitenciários estaduais fez um protesto pacífico nesta segunda-feira (26) em frente à sede do Governo do Amazonas, Compensa, zona Oeste, pedindo reajuste salarial, plano de cargos e salários e aumento no vale alimentação.

Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Amazonas (Sinspeam), a categoria não tem reajuste salarial há 25 anos. A reivindicação é de aumento de 100% e 11% de data base. Uma reunião com o governador está agendada dentro de 15 dias.

Situação normal nas cadeias

Apesar da manifestação e da possibilidade de greve, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) emitiu nota informando que a situação nas unidades prisionais de co-gestão – regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) e Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II) – está normalizada e sem registro de ausência e/ou falta de agentes penitenciários de carreira.

A secretaria esclarece que o titular da pasta, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, vem se reunindo com a titular da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Angela Bulbol de Lima, para tratar de demandas relacionadas aos agentes penitenciários de carreira no sistema prisional do Amazonas, que atualmente dispõem de um quadro de 65 agentes.

Concurso público

Entre os pontos das reuniões estão o plano de cargos e carreiras dos agentes, tendo em vista os reajustes salariais para a categoria e o concurso público para novos agentes.

A Seap explica também que não procede a denúncia do grupo de cerca de 20 agentes que realizaram manifestação na sede do Governo, sobre o quantitativo de policiais militares na secretaria, onde foi declarado que a Seap dispõem de 150 militares atuando em gabinetes.

Atualmente a secretaria possui em seu quadro, 62 PMs, sendo 90% desse número correspondendo a militares que estão lotados nos setores operacionais e unidades prisionais do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *