Quinta-feira, 19 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Programa ‘English for Kids’ chega à zona ribeirinha de Manaus

O programa “English for Kids” ensina inglês para alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Foto: Altemar Alcântara/Semcom.

Localizada às margens do Rio Negro, a Escola Municipal São José 1 é a primeira unidade educacional da zona ribeirinha de Manaus a receber o programa “English for Kids”, que ensina inglês para alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 14/3, o programa foi apresentado aos estudantes e, ao todo, 58 crianças serão alcançadas nos dois turnos de aula.

Integrando a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, a comunidade Nossa Senhora do Livramento possui, entre os seus habitantes, algumas tribos indígenas. Por isso, a Escola Municipal São José 1 terá estratégias especiais de ensino do programa, já que a unidade atende alunos das etnias Tukano, Baré e Dessana, que, além do português, também se comunicam em idiomas próprios.

Para a coordenadora do projeto, Kátia Nogueira, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus na unidade educacional da zona ribeirinha vai apoiar a expansão do programa para outras escolas rurais. “Hoje presenciamos um marco, porque conseguimos chegar à zona ribeirinha, o que é um pontapé inicial para as outras escolas”, avaliou.

A gestora da escola, Maria do Céu Oliveira, destaca que o início do programa na escola chamou a atenção de outras comunidades próximas. “Para nós essa é uma iniciativa muito importante. A possibilidade de estudar a língua inglesa deixou nossos alunos muito empolgados. Tem pessoas que moram em outras comunidades que querem vir para nossa escola”, destacou.

“As nossas crianças estão no mundo globalizado e essa é uma oportunidade para elas adentrarem em outro universo, sem sair da comunidade delas. Nós vamos adequar o projeto para a realidade das crianças ribeirinhas, até porque trabalhamos com muitos alunos indígenas. Nossas crianças estão bem felizes e acredito que vai ser um sucesso”, completou a professora do “English for Kids”, Ana Cláudia Nascimento.

Vitória Andreza da Silva, de 9 ano, estuda no São José 1 e já conhece, inclusive, os nomes das cores em inglês. Ela estava muito feliz pela oportunidade. “Eu acho que a aula vai ser muito legal e vou aprender muito”, comentou a estudante do 4º ano do Ensino Fundamental.

 

O programa

O projeto “English for Kids” está presente nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2013 e já atendeu a mais de dez mil alunos da rede. Em 2017, foram aproximadamente 3,2 mil alunos participantes de 12 escolas. Em 2018, serão 25 escolas participantes, com representantes em todas as zonas geográficas de Manaus e uma meta de atendimento de, pelo menos, quatro mil estudantes.

“As escolas do 1º ao 5º ano que tiverem interesse em aderir ao projeto devem enviar um memorando para a Semed e, então, buscamos um meio de viabilizar o trabalho”, finalizou a coordenadora do projeto, Kátia Nogueira.

 

Veja também

Leilão da Amazonas Energia deve ocorrer em agosto, afirma BNDES Foto: Reprodução O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) divulgou comunicado na quarta-feira (18) confirmando a retomada do leilão das seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras localizadas nas Regiões Norte e Nordeste, que estava previsto para ocorrer no ...
Saiba quais as ações da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-AM Desembargador João Simões inaugura Centro de Operações da Fiscalização da Propaganda. Foto: Divulgação Com a proximidade das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou na quarta-feira (18), as atividades da Comissão de Fiscalização da Propa...
FAB abre seleção para Curso de Formação de Sargentos com 270 vagas. Inscrições começam dia 12 As inscrições para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) começam dia 12 de agosto. Foto: Divulgação A Força Aérea Brasileira (FAB) abre seleção com mais de 270 vagas para a segunda turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), com ingresso previsto para julho de 2019. ...
Serviço de entregas Bee Delivery começa a operar em Manaus e abre oportunidade para motoboys  As empresas da capital amazonense vão ganhar um novo serviço para facilitar suas entregas, a Bee Delivery que estará disponível a partir desta sexta-feira (20) em Manaus. A plataforma que conecta empresas a motoboys está selecionando motoristas para atuarem no segmento. ...
Seduc adia reaplicação de provas do concurso que teve pedido de suspensão pelo MP Foto: Arquivo A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensinos (Seduc) informou nesta quinta-feira (19), que a prova do Concurso Público 2018 para professores foi adiada. A prova seria reaplicada neste domingo, dia 22. O pedido de suspensão veio do Ministério Pú...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook