Quinta-feira, 21 de junho de 2018

Susam e sindicatos da Saúde marcam início dos trabalhos de negociação

Durante reunião hoje foi decidido que rodada de negociação começa nesta quinta entre governo e representantes. Foto: Aguilar Abecassis/ Secom

Em reunião nesta segunda-feira (12) na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), representantes do órgão e dos sindicatos dos trabalhadores do setor aprovaram, por decisão unânime, que terá início nesta quinta-feira (15), os trabalhos da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS sobre a composição da data-base da categoria.

Nesta data, ocorrerá a primeira reunião já com a apresentação formal das pessoas que irão compor a Mesa.

Reajuste

Na Mesa, serão discutidas as bases do reajuste que será concedido em maio, quando ocorre a data-base da categoria. Também será colocada em discussão a retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que está parado desde 2010.

O calendário aprovado nas reuniões passadas vem sendo seguido pela Susam, sendo março o prazo para a instalação oficial da Mesa e abril para a conclusão do processo de negociação.

Reunião

Participaram da reunião desta segunda-feira, conduzida pelo secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, representantes dos Sindicatos dos Médicos do Amazonas (Simeam), dos Psicólogos do Estado do Amazonas (Sindpsi), dos Cirurgiões Dentistas (Sindcd), dos Farmacêuticos (Sinfar), dos Trabalhadores Públicos da Saúde (Sindsaúde), dos Assistentes Sociais do Amazonas (Saseam), dos Trabalhadores em Controle e Combate a Endemias (SindAgente) e de Nutricionistas (Sindnutri).

Também foi definido um prazo de dois dias (13 e 14/3) para que todos os sindicatos oficializem os nomes dos seus representantes na Mesa.

Até o momento, apenas quatro sindicatos já fizeram isso – Sindcd, Sinfar, Simeam e Sindpsi.

Mesa

Outra proposta aprovada foi a conclamação de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, no próximo dia 20 de março, para oficializar e legitimar a retomada da Mesa de Negociação e o início dos trabalhos.

O secretário Francisco Deodato ressaltou a importância da retomada da Mesa de Negociação Permanente do SUS.

“Sem a Mesa não avançamos. O Governo do Estado tomou a decisão de abrir as discussões sobre a data-base, o que não vinha ocorrendo em gestões passadas. Mas, só iremos avançar nesse processo, se a Mesa for retomada, com a participação dos representantes legais. É este processo que dará legitimidade às decisões aqui tomadas”, disse o secretário.

Diálogo

Deodato lembrou que, tão logo assumiu, em outubro do ano passado, o atual governo deu garantias de que voltará a fazer a correção na data-base, abrindo o canal de diálogo para a negociação, que foi encerrada pela gestão passada.

O último reajuste da categoria foi em 2014. Com a decisão de suspender o reajuste e o fechamento do diálogo pelo governo da época, a mesa deixou de se reunir.

Alimentação

Em fevereiro, o Governo do Amazonas retomou o pagamento do auxílio alimentação, suspenso em 2016, e estendeu a todos os servidores, inclusive aos do interior, que nunca receberam o benefício.

Segundo o governo, é um gesto de demonstração de que valoriza e reconhece a importância dos servidores no processo de reconstrução da saúde do estado.

O presidente do Simeam, Mário Viana, destacou a importância do trabalho conjunto entre sindicato e governo, no sentido de construção do diálogo.

Categoria

“A categoria médica e todas as categorias de saúde podem afirmar que as negociações já existem, há algum tempo, e no dia 15 vamos reunir a Mesa, retomando à sua formação inicial, com verificação jurídica, para que possamos, de vez, concretizar as negociações, que já estão adiantadas. E vai ser muito bom para todos os médicos e demais categorias. Estamos trabalhando, todos os sindicatos, de forma irmanada, para que possamos ter uma condição de trabalho melhor”.

Veja também

Manaus é a capital com o maior índice de obesos, segundo pesquisa do Ministério da Saúde Manaus aparece como a capital com o maior índice de obesos (23,8%), de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (18) pelo Ministério da Saúde. A pesquisa apontou que o índ...
Veto a reajuste salarial da PM é ação irresponsável do governo, afirma Serafim  Para Serafim Corrêa, o governador Amazonino erra ao colocar a culpa do veto ao reajuste dos policiais, nos deputados da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação O deputado Serafim Corrêa (PSB) avaliou como irresponsável a decisão do Poder Executivo de vetar a integralida...
Com caso confirmado de poliomielite na Venezuela, AM pode antecipar campanha de vacinação para julho... Campanha pode ser antecipada para julho em razão de um caso de poliomielite confirmado em uma criança na Venezuela. Foto: Divulgação A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está propondo a antecipação da campanha de vacinação contra a poliomielite no Amazonas, de agosto ...
Vacinação contra sarampo e influenza terá mais de 100 pontos neste sábado Os postos estratégicos de vacinação serão instalados em locais como shoppings, supermercados, lanchonetes, escolas, drogarias e panificadoras. Foto: Altemar Alcântara/Semcom Além das 62 Unidades de Saúde que estarão funcionando neste sábado, 16/6, com intensificação vacina...
Adolescente suspeito de assalto que terminou com motorista morto segue internado no hospital Adolescente de 17 anos foi operado após levar tiro na cabeça durante assalto. Ele é suspeito de ser um dos membros da quadrilha. Foto: Divulgação Um adolescente de 17 anos, que foi baleado no assalto a um ônibus da linha 450, suspeito de ser um envolvidos no latrocínio (...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook