Quinta-feira, 21 de junho de 2018

Conselheira Yara é eleita secretária do colegiado de presidentes do TCs

Yara Lins dos Santos foi eleita, por unanimidade, secretária-geral do colegiado. Foto: Arquivo

Integrante do Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas do Brasil, a conselheira Yara Lins dos Santos foi eleita, por unanimidade, secretária-geral do colegiado nesta segunda-feira (5), em Brasília.

A eleição aconteceu no plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e contou com 32 presidentes das Corte de Contas.

Mandato

O conselheiro-presidente do TCE do Maranhão, José de Ribamar Caldas Furtado, foi eleito presidente do colégio para o próximo mandato de um ano, em substituição ao conselheiro-presidente de São Paulo, Sidney Estanislau Beraldo (TCE-SP).

O vice-presidente eleito do colegiado foi o conselheiro-presidente do Rio Grande do Norte, Gilberto Jales (TCE-RN).

Além da anfitriã da reunião, a conselheira-presidente do TCDF, Anilcéia Machado, participaram do encontro o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o conselheiro Fábio Tulio Nogueira (TCE-PB); e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG).

Integração

Em seus discursos de boas-vindas ao novo presidente do colegiado e aos membros eleitos, os representantes das Cortes de Contas ressaltaram a necessidade de reforçar a integração entre os órgãos de controle externo em âmbito local e federal.

Além disso, também falaram dos desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas no que se refere à defesa de suas prerrogativas e às discussões sobre mudanças na forma de composição das Cortes.

Eleição

Após a eleição do novo presidente do colegiado, a Atricon apresentou os resultados e diretrizes para o biênio 2018/2019 do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).

A reunião registrou o maior quórum da história do Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas do Brasil.

A aclamação do corpo diretivo se dá em um momento de intensa mobilização nas cortes de contas brasileiras, que começam a colher os primeiros resultados do programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais (MMD-QATC).

Veja também

Assaltante rouba investigador de polícia e é morto a tiros no bairro Raiz Foto: Divulgação O investigador da Polícia Civil, identificado como Benayon do 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip), reagiu a um assalto na noite de quarta-feira (20) e matou a tiros um homem até o momento não identificado. O fato aconteceu nas proximidades do semáf...
Lei de Incentivo à Cultura é regulamentada em Manaus Foto: Divulgação A Lei 2.213/17, que concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, foi regulamentada pela Prefeitura de Manaus. O Decreto de Regulamentação 4.096 foi publicado na edição 4385 do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 19/6....
Fato ou Boato? Justiça do AM peita STF e transforma comissários em delegados. Boato. Veja explicação... Fato ou Boato? Justiça do AM peita STF e traz de volta delessários? Boato. Advogado mostra que decisão de juíza amazonense contempla aprovados em concurso de delegado O Governo do Amazonas está obrigado a nomear um grupo de 53 delegados aprovados no concurso de 2001. A d...
Após passar por reparação, Rua da Copa fica com buraco e lama no Vila da Prata. Veja vídeo https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/06/20211637/WhatsApp-Video-2018-06-20-at-18.43.25.mp4 Moradores da Rua Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus, estão indignados com o trabalho prestado por técnicos da empr...
Campanha de Vacinação contra Influenza encerra nesta sexta-feira, com 44 municípios tendo alcançado ... No total, 655.660 pessoas foram vacinadas. Foto: Divulgação A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), alerta para o fim do prazo da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que vai até sexta-feira (22/0...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook