‘The Oscar goes to’: Especialistas amazonenses comentam as principais categorias e favoritos do Oscar 2018

The Oscar. Foto: Reprodução

A 90ª edição do Oscar, que é a premiação mais conceituada e pop do cinema, será na noite deste domingo (4), no Dolby Theatre de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). Neste ano, a festa deve ser ainda maior já que o maior prêmio cinematográfico completa 90 anos e mais uma vez será comandada pelo comediante norte-americano Jimmy Kimmel.

O Portal do Marcos Santos conversou com alguns especialistas amazonenses da sétima Arte, que comentaram sobre as principais categorias (Filme, Diretor, Ator e Atriz) e contaram as apostas para quem deve levar a estatueta para casa. O filme ‘A Forma da Água’ lidera as indicações este ano, com 13 no total, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Conheça os indicados:

Melhor Ator

Timothée Chalamet (“Me chame pelo seu nome”)
Daniel Day-Lewis (“Trama Fantasma”)
Daniel Kaluuya (“Corra!)
Gary Oldman (“O destino de uma nação”)
Denzel Washington (“Roman J. Israel, Esq.”)

Melhor Atriz

Sally Hawkins (“A forma da água”)
Frances McDormand (“Três anúncios para um crime”)
Margot Robbie (“Eu, Tonya”)
Saoirse Ronan (“Lady Bird: É hora de voar”)
Meryl Streep (“The Post – A Guerra Secreta”)

Melhor Diretor

Christopher Nolan (“Dunkirk”)
Jordan Peele (“Corra!”)
Greta Gerwig (“Lady Bird: É hora de voar”)
Paul Thomas Anderson (“Trama fantasma”)
Guillermo del Toro (“A forma da água”)

Melhor Filme

“Dunkirk”
“Me chame pelo seu nome”
“O destino de uma nação”
“Corra!”
“Lady Bird – É hora de voar”
“Trama Fantasma”

Caio Pimenta 

Caio Pimenta. Foto: Reprodução Facebook

Editor-chefe do Cine Set e diretor de programas da TV Ufam. Formado em jornalismo na Ufam com pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Melhor Filme: “Três Anúncios para um Crime” deve vencer o Oscar de Melhor Filme. Acredito nisso porque o Oscar vem levando muito em conta o roteiro em vez da direção como aconteceu em “Argo”, “12 Anos de Escravidão”, “Moonlight” e “Spotlight”. Meu favorito é “Trama Fantasma”, mais uma produção impecável de um dos melhores diretores dos EUA, Paul Thomas Anderson.

Melhor Atriz: Frances McDormand deve ganhar. É uma personagem forte em um ano em que as mulheres lutam por maior respeito na indústria. Apesar deste simbolismo, gostaria da vitória da Saoirse Ronan, pois, ela vive uma personagem clichê (a adolescente problemática em processo de crescimento) com uma originalidade rara de serem vistas nos cinemas.

Melhor Ator: Gary Oldman ganha pelo clichê do Oscar de dar o prêmio a um grande intérprete que está anos sem vitória, a interpretação calcada nos trejeitos de uma figura histórica e muita maquiagem. O Daniel Day-Lewis é o meu favorito pela condução milimétrica feita por ele no “Trama Fantasma”.

Melhor Direção: Guillermo Del Toro leva esta por “A Forma da Água”. Será muito legal ver o quarto Oscar do México na categoria em cinco anos. O meu favorito é o Paul Thomas Anderson um dos melhores diretores do cinema americano na atualidade.

Ivanildo Pereira

Ivanildo Pereira. Foto: Reprodução Facebook

Jornalista, formado pela Faculdade Martha Falcão, crítico de cinema, escreve para o site Cine Set há 5 anos e já ministrou cursos sobre cinema pelo site.

Melhor filme: A disputa deve ficar entre Três Anúncios e A Forma da Água. O primeiro deve ganhar na minha opinião, mas ambos perdem de longe para Trama Fantasma, o melhor dos indicados.

Melhor diretor: Guillermo Del Toro deve completar a trindade de mexicanos vencendo em Hollywood, depois de Cuarón e Iñarritú, por A Forma da Água. É um prêmio merecido, mas o trabalho de Paul Thomas Anderson em Trama Fantasma é muito superior aos dos demais indicados na categoria.

Melhor Atriz: Frances McDormand venceu em 1997 por Fargo dos irmãos Coen, e este ano leva de novo por Três Anúncios para Um Crime. Ela merece, pois a veterana atriz tem mais um grande momento com outra personagem forte. Mas fica a tristeza por Sally Hawkins e seu desempenho tão especial em A Forma da Água.

Melhor Ator: Vai dar Gary Oldman no prêmio mais barbada da noite, pois o trabalho dele é preciso para agradar aos velhinhos da Academia: ele faz um personagem real, num drama histórico, e se modificou todo para o papel. É uma escolha preguiçosa, pois de novo a Academia vai premiar alguém por um papel do tipo “por favor, me deem um Oscar”. É uma boa atuação, mas Oldman tem outras bem melhores, e Daniel Day-Lewis simplesmente arrasa de novo em Trama Fantasma.

Sérgio Andrade

Sérgio Andrade. Foto: Reprodução Facebook

 

É diretor de cinema. Ganhou diversos prêmios com o filme “A Floresta de Jonathas” (2012) e “Antes o Tempo Não Acabava” (2016). Atualmente trabalha na pós-produção do novo longa, “A Terra Negra dos Kwa”.

Melhor filme: “Corra!” , por ser um filme de suspense e terror. Ele é polêmico por se tratar de questão racial. Um suspense psicológico maravilhoso.

Melhor diretor: Guillermo Del Toro, apesar de achar que o filme não traz nada de inovador, “A Forma da Água” é um tipo fábula que me agrada e tem a potência criativa do Del Toro.

Melhor Atriz: Frances McDormand. O longa em si, pra mim é um filme médio.

Melhor Ator: Adoraria que ganhasse o Timothée Chalamet. Ele, mesmo jovem, foi fantástico. Um talento.

 

 

 

Bruna Chagas

Bruna Chagas. Foto: Reprodução Facebook

Jornalista, pós-graduanda em Direção de Arte. Com cursos Livres em História da Arte, Cinema e Literatura e Cinema Francês. Crítica Cultural. Atualmente é editora de texto do Portal Marcos Santos.

Melhor Filme: “Três Anúncios para um Crime”, por se tratar de um tema atual no qual as mulheres precisam ter forças para denunciar e pedir Justiça.

Melhor Diretor: Guillermo Del Toro, pelo belíssimo conjunto desta obra que é “A forma da água”. Os monstros que ele cria são mais humanos do que os próprios homens.

Melhor Atriz: Frances McDormand, com a franqueza da personagem em “Três anúncios para um crime”, ou a Sally Hawkins pelo seu desempenho tão delicado em “A Forma da Água”.

Melhor Ator: Deve ganhar o eterno Drácula, Gary Oldman, dessa vez como Churchill. Ele como sempre vive cada personagem muito bem nas telonas. Porém, também seria merecidíssimo se a academia pudesse premiar Daniel Day-Lewis que se doa milimetricamente a este personagem em “Trama Fantasma”.

 

Roger Lima

Roger Lima. Foto: Reprodução Facebook

Tem 25 anos, é jornalista e youtuber do Canal X-Salada, em parceria com Marcelo Otávio, falando sobre filmes de um jeito despojado.

Ele separou o que deve ganhar:

Melhor Filme: A Forma da Água
Melhor Diretor: Guillermo Del Toro
Melhor Atriz: Frances McDormand
Melhor Ator: Gary Oldman

O que ele queria que ganhasse:

Melhor Filme: A Forma da Água Melhor Diretor: Greta Gerwig
Melhor Atriz: Sally Hawkins
Melhor Ator: Timothee Chalamet

 

Queria muito que a Greta ganhasse direção, ela é a única mulher indicada na categoria e, até hoje, a quinta mulher a ter esse feito em toda a história do Oscar. “Lady Bird” foi a estreia dela como diretora e ela fez um trabalho lindíssimo com essa obra bem sensível e isso só mostra como ela tem talento e uma grande carreira pela frente.

Apesar da pressão nas mídias sociais pelo episódio de assédio do Gary Oldman contra a ex-mulher, ele é o mais cotado a ganhar, tem levado todos os prêmios de festivais até agora. Mas queria que ganhasse o Timothee, ele fez um trabalho bem sensível e rico em um personagem cheio de camadas em “Me Chame Pelo Seu Nome”. E ele só tem 22 anos (se eu não me engano).

Transmissão

A cerimônia será transmitida a partir das 17h (no horário de Los Angeles, ou 22h no horário de Brasília) nos EUA pela rede de televisão ABC. Já no Brasil, pelos canais pagos TNT e E!News. E TV aberta, Rede Globo.

O canal pago TNT começará a transmitir a chegada das estrelas no tapete vermelho a partir das 20h30 e a cerimônia do Oscar a partir das 22h. Pela internet, o canal pago também transmitirá o evento pela rede de streaming pelo TNT GO.

Já o canal de entretenimento E! dedica sua programação ao Oscar horas antes: a partir das 15h30 o canal exibe os preparativos da cerimônia e, às 19h30, começa a transmitir a chegada dos indicados ao Oscar no tapete vermelho.

Após a programação normal de domingo, por volta das 23h (horário de Brasília) e depois da exibição do reality show Big Brother Brasil, a Globo deve passar a cerimônia.

Reportagem: Bruna Chagas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *