Susam cria sistema para gerenciar transporte aéreo de pacientes do interior

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está lançando um novo sistema para regular e gerenciar o serviço de remoção de pacientes, por meio de transporte aéreo. A ferramenta vai gerenciar e organizar as solicitações de transferência de pacientes do interior para capital.

Apesar de funcionar há mais de 10 anos, o serviço de remoção aérea no estado só foi regulamentado em janeiro deste ano, pela atual administração, através da publicação da Portaria 0075/2018. Segundo o secretário estadual de saúde, Francisco Deodato, a regulação do sistema permite melhorar o fluxo de atendimento e o acompanhamento dos pacientes. O novo sistema também permite o gerenciamento das informações, gerando dados consolidados sobre as principais causas dos pedidos de remoção e a frequência da demanda de cada município.

 “A regulação do serviço de remoção entre o interior e a capital é muito importante para a gestão desse serviço, porque nos permite o controle, de forma ordenada, com critérios pré-estabelecidos, indicando as prioridades”, disse Deodato. De acordo com o secretário, o novo sistema está inserido no projeto de reconstrução da saúde, que vem sendo colocado em prática pela nova gestão do Governo do Amazonas, que assumiu no início de outubro de 2017.

O secretário ressalta que, a partir das informações obtidas no sistema, será também possível direcionar as ações e os investimentos para as áreas com maior demanda nos municípios. Por dia, a Susam recebe em média entre cinco e dez solicitações de remoção de pacientes em situações críticas – boa parte vítimas de acidentes com motocicletas –, que exigem, em geral, procedimentos de alta complexidade. Em 2017, Parintins foi o município que mais demandou a utilização do transporte aéreo, com 120 remoções.

O coordenador de Regulação do Interior na Susam, Roberto Maia, explica que a partir de agora os municípios farão a solicitação de transferência para as unidades de saúde da capital, por meio do novo sistema, preenchendo um formulário online com as informações do estado clínico do paciente. Em Manaus, um médico do Complexo Regulador do Estado será responsável por avaliar cada caso e autorizar a remoção ou não. Cada hospital terá uma senha de acesso ao sistema, que estará disponível no site da Susam – http://www.saude.am.gov.br/.

Pedidos

De acordo com Roberto Maia, atualmente, os pedidos de transferência são enviados para o setor de regulação do interior, da Susam, através de e-mail, fax e mensagem de celular e o médico avalia e autoriza cada caso. “Com o sistema vai ser possível ter todas essas informações unificadas, em um único lugar”, detalhou.

Para deixar a cidade de origem, o paciente em estado crítico precisa ter um leito garantido no destino para onde está sendo transferido. Esse processo é feito simultaneamente, por meio do Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (Sisreg).

O novo sistema de regulação de transporte aéreo foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Susam. “Esse é um sistema simples, de fácil acesso e que vai otimizar o trabalho e garantir assistência mais rápida aos pacientes do interior”, frisou Roberto Maia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *