Domingo, 27 de maio de 2018

Apreensão de entorpecentes cresce 64% em 2017 e passa de 16 toneladas

Até a segunda semana de fevereiro, 3.085,98 toneladas de entorpecentes foram apreendidas pelas forças de segurança. Foto: Divulgação

Em 2017, as forças de segurança do Amazonas apreenderam 16.443,73 toneladas de entorpecentes, a maior quantidade de drogas apreendidas em 12 anos.

O montante representa um aumento de 64% em relação a 2016, quando as preensões totalizaram 10.012,59 toneladas.

Os dados são da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que contabiliza apreensões periciadas no Instituto de Criminalística, e ações integradas especialmente com o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Trimestre

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, o quantitativo de apreensão de entorpecentes chegou a mais de seis toneladas, a maior quantidade de drogas apreendidas entre os quatro trimestres do ano, um crescimento médio de 105% em relação aos outros três trimestres do ano passado.

No comparativo com os quatro trimestres de 2016, o crescimento médio nas ocorrências de apreensão de entorpecentes chegou a 277%.

Mais apreensões

A nova política do Governo do Estado de combate ao tráfico de drogas, determinada pelo governador Amazonino Mendes e coordenada pelo vice-governador e titular da SSP-AM, Bosco Saraiva, aumentou a quantidade de apreensões tanto nas regiões ribeirinhas do interior do Estado quanto no entorno da orla de Manaus, além da região metropolitana da cidade.

Em dezembro do ano passado, o volume de entorpecentes apreendidos foi o maior no comparativo com todos os meses de 2016 e 2017, totalizando 3.710,61 toneladas.

A Secretaria de Inteligência da SSP-AM tem atuado com alguns pilares para a eficácia das operações: qualificação e treinamento policiais, parcerias com outras instituições e agências de inteligência e atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar.

Fevereiro

Até a segunda semana de fevereiro, 3.085,98 toneladas de entorpecentes foram apreendidas pelas forças de segurança.

“A palavra que resume o resultado das apreensões recorde é: interação. A colaboração de todos os servidores, sem a injeção de novos recursos, e o planejamento estratégico dos setores de inteligência proporcionam os resultados que estamos tendo”, disse o vice-governador.

A Secretaria de Inteligência reforçou o compartilhamento de informações com outros órgãos de segurança pública, promovendo o resgate da confiança mútua entre as polícias para que o combate ao tráfico de drogas fosse cada vez mais eficaz.

Capacitação

Entre outubro e fevereiro, a Secretaria de Inteligência realizou quatro cursos de qualificação com foco em técnicas de inteligência.

Em janeiro deste ano, uma parceria entre SSP-AM e Marinha do Brasil garantiu a oferta de uma instrução operacional, ministrada por fuzileiros navais, sobre técnicas de abordagens de alto risco em embarcações. Para 2018, a Seai irá oferecer cursos para membros do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Paulo Mavignier, a atuação em 2017 foi pautada nas apreensões maiores com reforço em ações nas rotas fluviais, principalmente no rio Solimões.

Fronteira

Mavignier ressalta que o Departamento também focou suas ações na região da tríplice fronteira que compreende os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, além de apreensões na rota dos municípios de Japurá e Maraã, que hoje é uma das maiores vias de escoamento de skunk.

“O resultado foi causar prejuízo para as facções criminosas que deixaram de crescer. Por essa razão, o valor da droga cresceu em Manaus porque grandes quantidades não chegavam mais, não pulverizava rapidamente como antigamente. Pretendemos manter a sistemática de trabalho para o ano de  2018”, acrescentou o delegado.

Veja também

PMs prendem homem foragido do Pará com 22kg de maconha PMs da Força Tática prenderam suspeito no Santa Inês que era foragido do Pará e tinha 22 kg de maconha em casa. Foto: Divulgação Policiais militares da Força Tática, na viatura 6761, por volta de 22h de sexta-feira (25), detiveram um foragido armazenando drogas na zona N...
Polícia prende foragido que tirou filhos à força da casa da mãe Rodrigo Bulcão foi preso em cumprimento a mandado de prisão por tráfico de drogas. Hoje ele foi denunciado por ter levado dois filhos, à força, para um barraco no Jorge Teixeira. Fotos: Divulgação Rodrigo Bulcão da Silva, 30, foi detido em cumprimento a mandado de prisão...
Em 2018, Exército já apreendeu mais de 6 toneladas de drogas na Amazônia Ocidental General Algacir Antônio Polsin, do CMA, fez apresentação do balanço de operações do Exército na Amazônia Ocidental em 2018. Foto: PMS Com um total de 170 operações realizadas em 2018 na faixa de fronteira da Amazônia Ocidental, o Comando Militar da Amazônia (CMA) apresen...
Homem é preso por tentar matar esposa com faca de cozinha Após tentar matar esposa, o acusado tentou se desfazer de três sacos com entorpecentes. Foto: Divulgação Severino Corrêa Neto, 30, foi detido por policiais militares da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), nesta quinta-feira (24), na rua Santo Agostinho, bairro ...
Moradores contam que tiroteio durou 5 minutos. FDN teria entrado para confrontar CV no Bairro da Uni... Polícia tem feito várias incursões na invasão também chamada de Buritizal, onde um usuário de drogas foi morto e enterrado. Foto: Divulgação Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quinta-feira (24) dá ideia de como foi o tiroteio no Bairro da União, numa área de i...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook