Pedro Elias: juíza cumpre a ordem do desembargador, libera o prazo de 5 dias para a defesa e depois manda prender de novo

O ex-secretário Pedro Elias deixou a cadeia hoje, mas pode voltar com base na mesma decisão que mandou de volta para a prisão Afonso Lobo. Foto: Arquivo

O ex-secretário de Saúde do Estado Pedro Elias deixou o sistema prisional esta sexta-feira (2), após a Justiça Federal transformar sua prisão preventiva em domiciliar. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a saída dele do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

O ex-secretário deixou a cadeia, no KM 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), às 10h10 de hoje. Segundo advogados consultados pelo Portal Marcos Santos, Pedro Elias não deve ficar muito tempo em liberdade.

Decisão

A juíza federal cumpriu a ordem do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que concedeu a prisão domiciliar no início da semana e a decisão foi cumprida hoje.

A prisão domiciliar foi obtida por extensão do benefício inicialmente concedido ao também ex-secretário de Estado Afonso Lobo (Sefaz), no último dia 24 de janeiro.

De volta à prisão

Mas Lobo voltou para a prisão nesta quinta (1), após o TRF1 considerar a prisão domiciliar “sem amparo legal”. Pedro Elias foi preso durante a segunda fase da Operação Maus Caminhos, a “Custo Político”.

O ex-governador cassado José Melo e outros quatro ex-secretários que atuaram na gestão foram presos acusados de participação no esquema de corrupção que desviou R$ 110 milhões da saúde.

Pedro Elias, José Melo, Wilson Alecrim, Afonso Lobo e Evandro Melo foram indiciados pela Polícia Federal por corrupção passiva, ocultação de bens e associação criminosa.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jacques disse:

    Esses facínoras devem voltar para cadeia o mais rápido possível, vez que em prisão domiciliar eles irão continuar a destruir provas.
    Cadeia nos vagabundos e restituição do dinheiro roubado da saúde e da educação.