Domingo, 27 de maio de 2018

Africanos vem ao TCE-AM entender como se faz auditorias ambientais

Conselheiros do TCE-AM receberam a visita de representantes do Tribunal Administrativo da República de Moçambique. Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE-AM.

Pioneiro das auditorias ambientais no Brasil, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu nesta terça-feira (23) representantes do Tribunal Administrativo da República de Moçambique, que vem ao Estado entender como se realizam as fiscalizações na área ambiental. O país africano descobriu, recentemente, reservas de gás e petróleo e, agora, se organiza para os licenciamentos.

Dispostos a implantar a auditoria em território moçambicano, os africanos farão um intensivo de três dias no Departamento de Auditoria Ambiental (Deamb) e depois visitarão a base petrolífera de Urucu, em Coari, na próxima sexta-feira (26/01), com a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, e o conselheiro Júlio Pinheiro.

O juiz-conselheiro do Tribunal Administrativo de Moçambique, Januário Guibunda, e o procurador da Procuradoria Geral da República de Moçambique, André Paulo Cumbe, pretendem se debruçar sobre os planejamentos realizados pelo TCE, por meio do Deamb, e toda a estratégia de atuação do TCE (manuais e resoluções), além de verificar os resultados alcançados, como nos relatórios sobre os resíduos sólidos, abastecimentos de água, unidades de conservação e licenciamento ambiental, entre outros.

Os moçambicanos estão acompanhados do conselheiro-substituto do TCE-PE, Carlos Maurício Figueirêdo, e do secretário-geral do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Luiz Genédio Mendes Jorge, ambos da Agência Alemã de Cooperação Internacional-GIZ, que relataram aos dois sobre o trabalho na área ambiental.

Troca de experiência e cooperação técnica

O juiz-conselheiro Januário Guibunda afirmou que a vinda ao Amazonas da Missão Moçambique acontece por causa dos conhecimentos do TCE-AM nas auditorias. “Obviamente, pela experiência que este Tribunal tem no domínio das auditorias ambientais e de todo o controle que faz nessa área, interessa-nos, obviamente, vir aqui, ver essa experiência de perto. Nossa ideia é criarmos base para uma futura cooperação e de troca de experiências”, revelou o moçambicano.

Para a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, a vinda dos moçambicanos especificamente ao Tribunal de Contas representa um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelos técnicos da Corte de Contas, já reconhecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas no exterior.

Entusiasta das auditorias ambientais e na atuação preventiva do TCE, o conselheiro Júlio Pinheiro informou que os moçambicanos têm o interesse de aperfeiçoar os conhecimentos na área de auditorias para implantar um sistema de controle no país africano, que, após descobrir as reservas de gás e petróleo, se preparam para a exploração. Os moçambicanos viram uma palestra do conselheiro Júlio Pinheiro no exterior e entraram em contato com ele para vir ao Estado.

Veja também

Miss Amazonas, de Itacoatiara, ganha o Miss Brasil. Veja fotos Foto: Reprodução Instagram Em concurso realizado no Rio de Janeiro na noite deste sábado (26), a representante do Amazonas Mayra Dias foi a vencedora do Miss Brasil Be Emotion 2018. Ela será a candidata do Brasil ao Miss Universo 2018, que será realizado nos Estados Unid...
Caminhoneiros fazem buzinaços pelas ruas de Manaus. Sistema de segurança acompanha https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/05/26220056/WhatsApp-Video-2018-05-26-at-22.29.32.mp4 O vídeo acima mostra um buzinaço realizado pelo movimento que está à frente nas negociações e manifestações contra o aumento do valor dos c...
Arthur fiscaliza reposição de combustível nas garagens para garantir ônibus nas ruas Arthur visitou garagens de empresas de transporte coletivo para fiscalizar o abastecimento de combustível e garantir a frota de ônibus nas ruas. Foto: Ricardo Oliveira/Semcom. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve na tarde deste sábado, 26/05,  no Comando Militar da Ama...
Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador. Veja números completos da apuração... Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador, pelo Quinto Constitucional. Ele seria um dos preferidos do governador Amazonino O advogado Délcio Santos, que atua na área do Direito Eleitoral, é o favorito para se tornar desembargador. Ele foi o mais vo...
Délcio sai na frente na luta por vaga de desembargador. Veja a lista sêxtupla completa. Amazonino vo... Délcio sai na frente na luta por vaga de desembargador. Foto mostra sala de apuração do pleito realizado neste sábado (26/05), na Unip. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) acaba de divulgar a lista sêxtupla eleita hoje (26/05). Délcio Santos foi o mais votado. Os se...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook