01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam e Batalhão Ambiental apreendem carga ilegal de maçaranduba que iria para Fortaleza

Publicado em 22 de janeiro, 2018

Durante fiscalização foi encontrada quantidade de madeira não declarada no Documento de Origem Florestal (DOF) e aplicada multa. Foto: Divulgação

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreenderam, neste sábado (20), na barreira da BR-174 (Manaus-Boa Vista), um carregamento de 22 metros cúbicos de madeira serrada da espécie maçaranduba, uma das madeiras nobre da região.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do órgão (Gefa), Abener Brandão, a carga estava sendo transportada de Roraima para Manaus em um contêiner e tinha como destino a cidade de Fortaleza (CE).

“Observamos que havia uma quantidade de madeira não declarada no Documento de Origem Florestal (DOF) e a carga foi apreendida para conferência”, disse.

Material declarado

Brandão informou que, no DOF, a empresa contratada para o transporte declarou que, entre o material, haviam tábuas, vigas e vigotas.

Na conferência do carregamento, segundo o gerente do Ipaam, as tábuas não foram encontradas. Na ação, o veículo foi apreendido e o órgão aplicou uma multa de R$ 6 mil por crime ambiental à transportadora, de nome não informado.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.