Sexta-feira, 22 de junho de 2018

SSP estuda reajuste salarial dos servidores e modernização da polícia científica do Amazonas, destaca Bosco Saraiva

reajuste salarial polícia

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reafirmou, nesta quarta-feira (10/1), o compromisso do Governo Amazonino Mendes com a Polícia Técnico-Científica do Amazonas. Saraiva disse que determinou estudos de impacto financeiro sobre o reajuste para a categoria dos peritos e adiantou propostas para melhorar a infraestrutura e o trabalho na área, como a disponibilização de um novo prédio para o setor e a modernização do Instituto de Identificação.

Na segunda-feira (8/1), o secretário de Segurança bateu o martelo sobre as mudanças no comando do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos de Identificação, Criminalística e Instituto Médico-Legal (IML). Saraiva ressaltou que, em pouco menos de três meses de gestão, a segurança pública obteve avanços com organização.

“Se fez muito mais com o que tinha, somente arrumando a casa. O Departamento de Polícia Técnica também tinha condições de ter avançado. Porém o espírito não se coadunou com o restante da equipe”, disse.

Organização – O diagnóstico feito pela SSP do setor revela a necessidade de melhorias de infraestrutura, mas também a organização dos recursos e equipamentos existentes, inclusive com a instalação de alguns equipamentos adquiridos para modernização do setor que nunca foram utilizados. “Tem equipamentos que jamais foram utilizados. Recursos da ordem de R$ 1,9 milhão foram devolvidos por falta de aplicação. Então a gente precisava fazer mudanças administrativas, que estão sendo feitas”, disse.

Na próxima semana, Bosco Saraiva vai avaliar o projeto de modernização e digitalização do Instituto de Identificação, que está em fase de desenvolvimento pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam). Com a ação, o governo estadual vai digitalizar todo o processo de retirada das carteiras de identidade e certidões de nascimento, com o registro biométrico das pessoas, e a digitalização do acervo histórico do Estado.

“A Prodam vai nos apresentar o projeto para a digitalização de identidades e registros dos amazonenses. O que tem lá é uma vergonha e um risco enorme, porque todo o acervo é em papel, sem digitalização”, pontuou. Com a digitalização do processo, haverá facilidades ainda para o trabalho de identificação no IML e até para os peritos, com mais condições de reconhecimento de autoria criminal por identificação de impressões digitais.

“Nós precisamos ter o início dos processos feito com condições. Já manifestei essa minha posição de forma pública. Agi com relação a isso. Há ação da secretaria no sentido de realocar parte dos peritos em prédio adequado com condições de trabalho adequada e isso nós faremos. Só que não há passe de mágica, não tem varinha de condão. É preciso cumprir os processos”, afirmou Bosco Saraiva.

Saraiva disse que está em diálogos com a categoria sobre as necessidades de reajuste e enfatizou que o governador Amazonino Mendes tem compromisso com a segurança pública, o que se expressa através de medidas que beneficiam a Polícia Civil – como a extinção da quinta classe de delegados e o pagamento da última parcela do escalonamento – a Polícia Militar e os bombeiros, como o pagamento do auxílio-fardamento.

“Estamos em negociações com os sindicatos e com grupos de funcionários a respeito da defasagem salarial (dos peritos). Tudo está em curso. É uma situação lamentável. Estamos com três meses de governo e trabalhando para arrumar as coisas e promover avanços”.

No final da tarde desta quarta-feira (10/1), Bosco Saraiva esteve reunido com representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Simpoeam). Uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira (12/1), quando a proposta do governo será novamente apresentada e discutida junto à categoria.

Novos Gestores

Para a gestão do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) está sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identificação será dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminalística pelo perito Mahatma Sonhara Araújo do Porto. O nome para o IML ainda está sendo avaliado.

Veja também

Após tentativa de fuga, foragido da Justiça é recapturado no Centro de Manaus A Policia Militar chegou ao foragido após informações da equipe de Ciclopatrulha. Foto: Divulgação Rodrigo Silva de Oliveira, de 25 anos, foragido da Justiça, condenado por tráfico de drogas, foi recapturado nesta quinta-feira (21), na avenida Floriano Peixoto, Centro de M...
Guerra entre FDN e ribeirinhos no Mamori, após morte de três assaltantes que aterrorizavam moradores... Guerra entre FDN e ribeirinhos no Mamori, depois de quase um ano de terror imposto por quatro homens, três dos quais foram mortos supostamente por moradores Dois barcos com estudantes, menores, atacados a tiros. Mães dormindo no mato, com os filhos, enquanto pais fazem g...
Funcionário acusado de matar casal dono de floricultura é preso. Ele roubou R$ 700 e três celulares.... Funcionário acusado de matar casal dono de floricultura é preso, em nova surpresa no crime praticado com muita crueldade Mateus Muniz Ferreira, 21, foi preso em flagrante acusado de ser o autor do latrocínio que teve como vítima o casal de empresários Kazuyasu Taka...
PM ignora, grupo assalta e fere no Mamori, Careiro, até moradores se revoltarem e matar quatro PM ignora, grupo assalta e fere no Mamori, Careiro, provocando o que parece ter sido revolta dos ribeirinhos: quatro apareceram boiando nas águas de lago da região. Foto: leitores Um dos lugares mais paradisíacos do Amazonas viveu um banho de sangue na noite do Dia dos N...
Dono do restaurante Suzuran homenageia irmão assassinado em floricultura no Parque das Laranjeiras Dono do restaurante Suzuran homenageia irmão assassinado em floricultura, num crime cuja brutalidade chocou até policiais e legistas que foram ao local O dono do restaurante Suzuran, Hiroya Takano, homenageou o irmão, Kazuyasu Takano, 68, assassinado cruelmente nesta qua...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook