Chapa alternativa vence eleição na Unimed e ganha o direito de escolher o presidente

Chapa alternativa vence eleição na Unimed

Chapa alternativa vence eleição na Unimed. Alfredo Valois (de verde), ao lado de Sérgio Ferreira, afirma que o importante é que as chapas se uniram em prol da instituição. Os dois são favoritos à presidência da diretoria

Os médicos cooperados da Unimed elegeram, esta terça (09/01), os novos integrantes dos conselhos de Administração (Conad) e Fiscal. Para o Conselho Fiscal a Chapa 1, “Fiscalizar e servir”, obteve 303 votos contra 147 da chapa 2, dois brancos e três nulos. Na formação do Conad, a Chapa 1, Gestão Profissional, obteve 285, contra 168 da Chapa 2 e quatro nulos.

Do colégio eleitoral, que tem 850 associados, compareceram para votar entre 450 e 455. A diferença foi entre o número de assinantes da lista de presença e o de votos na urna. Isso quase provoca a anulação do pleito, com bate-boca que avançou noite adentro. Já era madrugada quando, depois de decidida a duras penas pela contagem de votos, a apuração encerrou. A 1h45 minutos desta quarta (10/01), as assinaturas em documentos da eleição continuavam.

O número de participantes na eleição foi comemorado. A média nas assembleias gerais vinha girando em torno de 200 presenças. “Houve certa celeuma, mas tudo acabou em consenso. As duas chapas estão unidas e dispostas a trabalhar pela Unimed”, disse o médico Alfredo Valois, da chapa vencedora. “Isso é que é legal”, acrescentou.

O Conad eleito tem agora sete dias úteis para eleger o presidente da Diretoria Executiva, entre os seus membros. Será o substituto da médica Corina Batista Viana, destituída pela assembleia geral realizada dia 14/12.

 

Candidatos a presidente

Todos os integrantes da chapa vencedora do Conad são candidatos natos à presidência da diretoria executiva e do próprio conselho. “Vamos fazer nossas reuniões e buscar o consenso”, afirmou Alfredo Valois.

O mais provável é que o médico Sérgio Ferreira Filho seja eleito presidente. Ele é anestesista, membro das sociedades brasileiras de Anestesiologia e Medicina Intensiva. Foi diretor dos hospitais Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e Francisca Mendes. É sócio do hospital Sagrat Cor e dá plantão regular no Hospital Maternidade Unimed (HMU) Manaus.

O próprio Alfredo também é candidato provável. É titular das sociedades brasileiras de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Professor de Ortopedia da Uninilton Lins e tem residência médica em Traumato-Ortopedia pelo HUGV. Ele fez a subespecialidade em ombro no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (ITO) de São Paulo.

A atual diretoria provisória, que vem adotando diversas medidas buscando sanear a Unimed Manaus, não apresentou chapa formal. Mas vários de seus integrantes participaram da Chapa 2.

 

Alienação compulsória dos clientes

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) emitiu nota, esta semana, desmentindo a Unimed Manaus. Afirma que não está descartada a alienação compulsória da carteira de beneficiários da cooperativa.

Em outras palavras, a ANS admite que pode colocar à disposição do mercado os clientes da cooperativa. Frisa que “nenhuma medida regulatória foi descartada até o momento”. E que “está acompanhando com atenção a situação econômico-financeira da operadora”. Esta segue sob “regime de direção fiscal”, isto é, ou adota medidas saneadoras ou será vendida sem consulta aos sócios.

A Assembleia Geral decidiu destituir a antiga diretoria e o Conad por causa de uma dívida gigante. O valor dela oscila entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões.

Os ministérios públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), além de representantes da Defensoria Pública Estadual, foram chamados pela diretoria interventora. A presidente interina, Ramza Badr de Lima, e os escritórios jurídicos e contábeis contratados apresentaram números ao grupo. A intenção é que todos sigam fiscalizando a Unimed, no interesse dos usuários, mesmo com a nova diretoria.

Veja como foram formadas as duas chapas que concorreram ao comando da Cooperativa Médica Unimed:

Chapa 1

CONAD

Sérgio Ferreira Filho

Alfredo Valois

Élio Ferreira da Silva

Francisco Marinho

Antônio Medeiros

Sérgio Bevilaqua

Adriano Machado

 

CONSELHO FISCAL

Nelson Abrahim

Luiz Havas

Mônica Hozana

Paulo Freire

Lana Rodrigues

Gedegilson Moisés

 

Chapa 2

Unidos somos mais fortes: Unimed patrimônio de todos nós!

CONAD

Nelson Barbosa;

Solano;

Leonardo Gobira;

Wagner Rogerio;

Moisés Salgado;

Fabiliano Rodrigues;

Mário Viana.

 

Conselho Técnico e de Especialidades (CTE)

Antônio Carlos;

Marilene Fernandes;

Frank Hudson;

Henry Horstmann;

Paulo Matos;

Geraldo Felipe;

Petrônio Quintelo.

 

CONSELHO FISCAL

Paulo Gabriel;

Ana Leal;

Paulo Roberto;

José Augusto;

Salwa Hamdan;

Marcelo Silva.

Chapa alternativa vence eleição na Unimed

Foto da chapa vencedora e de apoiadores, durante a apuração da noite de terça (09/01) para quarta. À direita, o ex-presidente do Conad, Fernando Matos. Chapa vencedora vai escolher presidente para Conad e diretoria entre eleitos

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *