Com saída de diretores, SSP-AM faz mudanças no comando da Perícia, Criminalística, Identificação e IML

O perito Jorge Saraiva Soares assume a diretoria do Instituto de Identificação. Foto: Arquivo

Após avaliações administrativas, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) decidiu realizar mudanças no comando do Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos de Criminalística, Identificação e Instituto Médico Legal.

No último dia 5, os diretores dos respetivos setores entregaram os cargos, alegando questões de falta de estrutura, de não ter autonomia financeira e ausência de reajuste para os salários de peritos criminais do Estado. Eles assinaram uma carta, publicada na edição de hoje do Portal Marcos Santos.

Nomeados

Para o cargo de diretor do DPTC está sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identificação será dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminalística pelo perito Mahatma Sonhara Araújo do Porto. O nome para o IML ainda está sendo avaliado.

Além das mudanças de comando, o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, determinou a realização de estudos de impacto financeiro na folha de pagamento da Polícia Civil para avaliar a concessão de reajuste salarial aos profissionais, de forma a atender às necessidades de recomposição da categoria.

Investimentos

Também estão em análise pela SSP-AM outros investimentos destinados à melhoria da infraestrutura e do trabalho dos peritos do Amazonas.

Além de melhorar o serviço prestado à população, a ordem aos novos gestores da perícia criminal é colocar em funcionamento novas tecnologias e equipamentos já adquiridos e evitar repetir o que os gestores afastados fizeram: devolver recursos de investimentos públicos, ao invés de trabalhar para aplicá-los.

No último ano, dos R$ 2,6 milhões obtidos para desenvolvimento de projetos, a antiga direção da perícia criminal não conseguiu aplicar cerca de R$ 1,9 milhões, causando prejuízos incalculáveis para a área.

Leia na íntegra a carta dos diretores entregando os cargos:

Carta dos diretores entrega de cargos

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *