Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Vila Olímpica de Manaus ganha tanques para recuperação física dos atletas

CRIOTERAPIA

A Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, praça esportiva administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ganhou esta semana três tanques de crioterapia, procedimento de fisioterapia que utiliza gelo para tratamento de lesões e recuperação física dos atletas.

O Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e o professor Thiago de Melo serão os responsáveis pela utilização dos tanques.

Dois dos tanques medem 0,50/0,70 cm com 1,20 m de altura e possibilitam a imersão de um atleta em pé. O outro mede 0,60cm de altura, 0,50 cm de largura, por 1,70m de comprimento para a terapia deitado.

Segundo o fisioterapeuta e membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Leonardo de Aguiar Correa, após a prática de exercícios físicos intensos é comum que alguns atletas sintam desconforto ou dor muscular e por isso recorrem a crioterapia. O profissional explica as restrições do recurso.

“Existem vários tipos de uso da crioterapia, como o uso de gelo, bolsa de gel, banho de imersão, que traz melhora tecidual, da corrente sanguínea, aumento da pressão, regeneração e recuperação rápida. Mas é preciso ter alguns parâmetros de segurança, por exemplo, a pessoa que tem sensibilidade ao gelo, com problemas reumatológicos, cardíacos, podem ter complicações. Sobre o tempo do banho de imersão, isso é fator que depende da parte fisiológica de cada atleta e modalidade, porém, a Sonafe indica 30 minutos com sessões de 10 e 20 minutos, respectivamente”, pontuou o fisioterapeuta.

Recuperação – Velocista bicampeão Pan-Americano e medalha de bronze dos Jogos de Pequim 2008, Sandro Viana destacou a importância da crioterapia no atletismo, modalidade que consome bastante e que exige uma recuperação rápida e eficaz dos atletas.

“Os atletas ficam muito desgastados e a cada competição se faz necessário uma recuperação quase que imediata, por isso a crioterapia é fundamental. A partir de agora teremos aqui na Vila esta recuperação que tem um baixo custo e um resultado excelente”, destacou o velocista.

Os tanques de crioterapia da Vila Olímpica foram construídos através de material doado por parceiros e atletas que frequentam o local. “O ideal é que a gente faça esse tratamento pós-treino porque ele ajuda na recuperação do cansaço e contribui para um rendimento melhor, no meu caso, na pista de atletismo”, comentou Érica Nunes, atleta que testou os tanques de crioterapia da Vila.

Veja também

Torneio da Amizade de Atletismo Master reúne 480 atletas na Vila Olímpica de Manaus O atleta de 72 anos, Roberto Loyo, foi campeão no lançamento de martelo, onde alcançou 9,31m. Foto: Divulgaçãos O final de semana na Vila Olímpica de Manaus reuniu 480 atletas com realização de provas da modalidade na Pista de Atletismo, localizada na avenida Pedro Teixeir...
Nadador paralímpico amazonense conquista medalhas de ouro e bronze no Circuito Brasileiro da modalid... Ouro nos 100 metros peito e bronze nos 100 metros borboleta. Esse foi o saldo do nadador paralímpico amazonense, Simplício Costa, que participou do Circuito Brasileiro Loterias Caixa de Natação, ocorrido nos dias 9 (sábado) e 10 (domingo) de junho, no Centro de Treinam...
Atletas amazonenses participam de Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo em Recife Foto: Divulgação Após conquistarem três medalhas de ouro e uma de prata no Troféu Caixa de Atletismo, em Natal, nos dias 5 e 6 de maio, os atletas da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam) embarcaram na última quarta-feira (16) para o Campeonat...
Futebol americano: Amazonas Bowl 2018 será neste domingo na Vila Olímpica Foto: Divulgação A Federação Amazonense de Futebol Americano (Fefaam) inicia neste domingo (13) o Campeonato Amazonense da modalidade (Amazonas Bowl 2018) com rodada dupla, a partir das 9h, entre Manaus Cavaliers contra North Lions e Amazon Black Hawks contra Manaus Raptor...
Layane Miranda, bicampeã amazonense recebe Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do Jogos Escolare... Atleta da luta olímpica desde o final de 2014, Layane competia na categoria Escolar (de 12 a 14 anos, até 49kg). Foto: Divulgação Atleta do Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), Layane Miranda, de 15 anos, recebe nesta quarta-feira (28), pelo Comit...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook