Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Prefeito empossa novo procurador-geral do Município e sanciona quatro leis

No lugar do procurado-geral Marcos Cavalcanti, que estava no cargo desde 2013, assume a titularidade Rafael Albuquerque. Foto: Mário Oliveira/ Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, empossou nesta terça-feira (2), o novo Procurador-Geral do Município, Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira, e o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Augusto Alho da Costa.

Ele também sancionou quatro leis municipais com foco na segurança e saúde pública e cultura. A solenidade foi realizada no auditório da Casa Militar, na zona Oeste de Manaus.

Carreira

O novo procurador-geral Rafael Albuquerque substitui Marcos Cavalcanti que exercia o cargo desde 2013. Ambos destacaram que o prefeito Arthur Neto foi quem, em seu primeiro mandato, criou a carreira de procuradores do município e o primeiro, desde então, a escolher para o cargo de procurador-geral um integrante de carreira, por duas vezes seguidas. “Isso, por si só, mostra o compromisso que o prefeito tem com a instituição”, ressaltou Albuquerque.

Rafael Albuquerque é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialista em Direito Processual Civil pela mesma instituição e mestrando em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas/São Paulo (FGV/SP). É procurador do Município desde 2007, e ocupava o cargo de subprocurador-geral desde 2013.

Lutas

“Temos muitas lutas a travar e, da mesma forma que pudemos contar com o patrimônio intelectual, de experiência e de conhecimento do Marcos Cavalcanti, agora poderemos contar com o Rafael Albuquerque”, afirmou o prefeito.

Também tomou posse na mesma solenidade o presidente da recém-criada Ageman, Fábio Alho da Costa. A agência vai regular os serviços concedidos do município e terá papel fundamental na regulação de serviços e parcerias público-privadas atuando em parceria com a Semex e a PGM na configuração de contratos e, consequentemente, de investimentos de capital privado em serviços públicos em vários setores.

“O prefeito é homem de muita visão. Ele está criando um instrumento para 30 anos e não apenas para os seus próximos 3 anos de mandato”, assegurou o novo presidente.

Graduado

Fábio Alho é graduado em Direito e Contabilidade pelo Centro Universitário de Ensino Superior (Ciesa), com pós-graduação em Auditoria Interna e Externa.

Ele traz à Ageman a experiência acumulada em dez anos no Estado, quando exerceu o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Amazonas (Arsam).

Durante esse tempo também presidiu a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), que congregava as agências reguladoras federais, como Aneel (Energia Elétrica), Anatel (Telecomunicações), ANA (Águas) e agências estaduais como de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“Ele traz essa experiência acumulada para a nossa iniciativa que missão importantíssima na administração pública que é garantir a qualidade e a eficiência dos serviços públicos. Pois temos a consciência de que os recursos para os investimentos que o município necessita estão, em grande parte, no capital privado. E precisamos estar prontos a garantir que os serviços sejam ao mesmo tempo que lucrativos para o capital, eficientes, seguros e satisfatórios aos cidadãos”, afirmou o prefeito.

Leis

O prefeito também sancionou quatros leis municipais voltadas à segurança e saúde pública, além de instituir o dia Municipal da Capoeira.

A primeira delas, 031 determina a obrigatoriedade de álcool gel nas praças de alimentação dos shoppings centers, de autoria do vereador Fred Mota (PR).

Os centros comerciais devem dispor de um recipiente a cada 200 metros em toda extensão da praça, para facilitar a higienização e evitar a propagação de doenças.

Orientação

A lei 188, do vereador Sargento Bentes – Papinha (PR), dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placas de orientação nas piscinas, balneários e praias do município de Manaus para garantir a segurança dos usuários. Entre as informações exigidas estão profundidade mínima e máxima.

Outra lei voltada à segurança proíbe o abastecimento com gás natural veicular com pessoas no interior do veículo, sob pena de multa, de autoria do vereador Raulzinho (DEM).

Já o Dia da Capoeira, passa a integrar o calendário do município e será comemorado no dia 10 de julho, quando também se celebra a libertação dos escravos no Amazonas. A lei é de autoria do vereador Jaildo dos Rodoviários (PCdoB).

Veja também

Associação Nacional dos Magistrados realizará primeiro congresso em Manaus Membros da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais tratam da realização de congresso na capital. Foto: Divulgação Membros da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) participaram de uma reunião com o deputado federal Gedeão Amorim (MDB), o prefeito ...
Manaus ganha a maior estação de tratamento de esgoto entre as capitais do Norte Com a ampliação da ETE Timbiras, esta passou a ser a maior estação de tratamento da região. Obra foi entregue hoje pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Fotos: Márcio James/ Semcom Com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada entre os bairr...
Manaus terá mais uma creche municipal inaugurada no Zumbi A secretária Kátia Schweickardt e os subsecretários de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante, e a equipe de engenharia do órgão visitaram a nova creche, localizada na rua Piratini, Zumbi. Fotos: Rodemarques Abreu/ Semed...
Prefeitura vai oferecer 26 cursos para servidores, bolsistas e agentes públicos em julho Em julho serão oferecidos 26 cursos em diversas áreas voltados para servidores municipais, bolsistas e agentes públicos. Foto: Lucas Silvas/ Secom A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), está com inscriç...
Ponte na rua Cecília Meireles entra em fase de conclusão Hoje, prefeito e secretários estiveram no local para verificar o andamento do trabalho, que deve ser todo concluído em até 60 dias. Foto: Alex Pazuello/ Semcom Importante via de ligação entre os bairros Ponta Negra e Tarumã, na zona Oeste, a rua Cecília Meireles está rec...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook