Quarta-feira, 23 de maio de 2018

TJAM garante direito à posse de concursada por cumprir requisitos de edital

Concursada teve liminar concedida para assumir cargo de técnico em hemoterapia da Susam. Foto: Divulgação TJAM

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmaram liminar e concederam segurança a uma concursada para o cargo de técnico em hemoterapia da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para impedir que lhe seja exigido o registro no conselho de classe e comprovante de quitação de débito perante o mesmo órgão.

Essa decisão foi unânime, conforme o voto do relator, desembargador Yedo Simões de Oliveira, na sessão desta quarta-feira (6), em consonância com o parecer do Ministério Público do Estado.

Fora do edital

De acordo com o processo (nº 0641468-45.2016.8.04.0001), a candidata foi a única aprovada para o cargo e convocada para apresentar os documentos para posse em julho de 2016; contudo, ela apresentou a documentação exigida no edital do concurso, mas lhe foi exigido, também, a apresentação do registro no conselho de classe e comprovante de quitação junto ao mesmo para que pudesse tomar posse.

Ocorre que, entre os requisitos para investidura no cargo, o edital prevê apenas: certificado devidamente registrado de curso de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e certificado de curso de Capacitação em Hemoterapia.

Como o edital é o que define os requisitos para a investidura no cargo, a ele se submetem tanto o candidato, quanto a Administração, que devem obedecer estritamente as regras ali estabelecidas, afirma o relator.

“Por esse raciocínio, a exigência de documentos ou condições para investidura, quando não postos expressamente no edital ou na lei regente, viola o princípio da vinculação ao edital, merecendo decote por parte do Poder Judiciário”, conclui.

Cargo técnico

Quanto à contestação do Estado do Amazonas, de que a impetrante não poderia acumular dois cargos de técnico em hemoterapia, o desembargador avaliou que os documentos juntados ao processo pela concursada mostram que estão atendidas as normas constitucionais, sendo possível acumular os dois cargos, por se tratar de cargo privativo de profissional de saúde.

E para cada cargo há exigência de capacitação específica, que não excede a exigência genérica de nível médio de escolaridade, e por ser profissão regulamentada pela portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde.

Veja também

Polícia Civil recebe reforço de 215 agentes do concurso de 2009 e Amazonino anuncia reforma de todas... Aprovados no concurso de 2009, os novos policiais haviam garantido o ingresso na Polícia Civil por determinação judicial. Governador determinou que grupo fosse chamado e iniciasse curso de formação. Foto: Clóvis Miranda/ Secom Passados quase 10 anos, 215 novos policiais ...
TJAM mantém pena a trio condenado por latrocínio tentado e cárcere privado. Criança não foi morta po... Relator da apelação, desembargador Jomar Fernandes negou provimento aos recursos, e Segunda Câmara manteve condenação de 14 anos e 4 meses de prisão para o trio. Foto: Divulgação A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) negou provimento aos rec...
Mais de 500 são convocados pela Susam, para capital e interior, do concurso de 2014. Veja lista Os 538 convocados do concurso de 2014 vão atender unidades da capital e do interior. Foto: Arquivo A relação com os nomes dos 538 convocados da 7ª chamada do concurso público de 2014 da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) foi publicada na edição do Diário Oficial do Es...
Juiz determina interdição da ponte que liga Educandos ao Centro e fixa multa de R$ 1 milhão Juiz Paulo Feitoza determinou interdição da ponte do Educandos a partir de meia-noite desta quinta-feira, alegando risco de desabamento. Foto: Divulgação O juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Crimes contra a Ordem T...
Governo prepara concursos para 1.421 vagas na segurança. PM terá maior número. Veja quadro Maior número de vagas é para a Polícia Militar, com 661 postos anunciados. Ainda não há data para realização do concurso. Foto: Aguilar Abecassis/ Secom O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (15), no Diário Oficial, o decreto 38.981, alterando publicação anterio...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook