Adolescente internado com raiva humana tem quadro grave na FMT

Irmão de outros dois pacientes, também diagnosticados com raiva humana e que morreram nas últimas semanas, teve quadro agravado nas 24 horas, mas está estável, segundo Susam. Foto: Arquivo

Com duas mortes confirmadas por raiva humana, um terceiro paciente internado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Mateus dos Santos Silva, 14, com sintomas da doença, está com quadro grave nas últimas 24 horas.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em nota. O paciente veio de Barcelos, com quadro de encefalite viral, grave, mas estável.

O adolescente teve episódios convulsivos e precisou ser colocado em coma induzido. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI), onde está sendo acompanhado por médicos pediatras e intensivistas.

O jovem é irmão do adolescente de 17 anos que morreu no dia 16 de novembro e da menina de 10 anos, que foi a óbito no dia 2 de dezembro, ambos confirmados com raiva humana.

Protocolo experimental

Desde o último sábado (2), o paciente está sendo submetido ao protocolo de Milwaukee, tratamento à base dos medicamentos Biopterina e Amantadina.

O tratamento é indicado pelo Ministério da Saúde, com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina, e mesmo sendo experimental, diante da alta letalidade da doença, foi o responsável pelos três únicos casos de cura de raiva humana já registrados no mundo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *