04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento em saúde

Publicado em 01 de dezembro, 2017

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), solicita aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), que ainda não realizaram o acompanhamento de saúde neste segundo semestre, que compareçam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até o dia 29 deste mês. Obrigatório para as famílias cadastradas no programa, o acompanhamento coleta informações importantes que são repassadas para o Ministério da Saúde.

O não comparecimento pode gerar o desligamento no PBF, que atualmente atende 101.380 famílias em Manaus. “Neste acompanhamento, que é obrigatório, é muito importante que as crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos sejam acompanhadas”, enfatizou a coordenadora das Ações de Saúde Nutricional, Tânia Batista, informando que até o momento 58,84% das famílias beneficiadas cumpriram com a exigência.

“Nós temos uma estimativa de 6.720 gestantes para o acompanhamento, mas até agora apenas 2.193 compareceram à UBS com o cartão do PBF. A grávida do programa também recebe o benefício variável gestante, em nove parcelas, para auxiliá-la na realização do pré-natal; e o repelente contra insetos para evitar doenças como zika, dengue, chikungunya  e malária”, destacou Batista.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde, educação e assistência social é indispensável no Programa Bolsa Família. Este prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza, ou de extrema pobreza, em todo o país para que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.

Bolsa Família

O Programa facilita, ainda, o acesso das famílias às ações de prevenção de doença e de promoção da saúde. O acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Neste, o percentual de familiar que compareceram foi de 58,84% até o momento.

Para o acompanhamento, os beneficiários devem levar o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato por telefone, no número 3236-7125.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.