Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento em saúde

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), solicita aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), que ainda não realizaram o acompanhamento de saúde neste segundo semestre, que compareçam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até o dia 29 deste mês. Obrigatório para as famílias cadastradas no programa, o acompanhamento coleta informações importantes que são repassadas para o Ministério da Saúde.

O não comparecimento pode gerar o desligamento no PBF, que atualmente atende 101.380 famílias em Manaus. “Neste acompanhamento, que é obrigatório, é muito importante que as crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos sejam acompanhadas”, enfatizou a coordenadora das Ações de Saúde Nutricional, Tânia Batista, informando que até o momento 58,84% das famílias beneficiadas cumpriram com a exigência.

“Nós temos uma estimativa de 6.720 gestantes para o acompanhamento, mas até agora apenas 2.193 compareceram à UBS com o cartão do PBF. A grávida do programa também recebe o benefício variável gestante, em nove parcelas, para auxiliá-la na realização do pré-natal; e o repelente contra insetos para evitar doenças como zika, dengue, chikungunya  e malária”, destacou Batista.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde, educação e assistência social é indispensável no Programa Bolsa Família. Este prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza, ou de extrema pobreza, em todo o país para que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.

Bolsa Família

O Programa facilita, ainda, o acesso das famílias às ações de prevenção de doença e de promoção da saúde. O acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Neste, o percentual de familiar que compareceram foi de 58,84% até o momento.

Para o acompanhamento, os beneficiários devem levar o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato por telefone, no número 3236-7125.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *