Bosco Saraiva destaca importância dos bombeiros para a segurança pública

Solenidade em comemoração aos 19 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM)

O governador em exercício, Bosco Saraiva, e outras autoridades locais prestigiaram a solenidade do Corpo de Bombeiros. Fotos: Bruno Zanardo/Secom

O governador em exercício, Bosco Saraiva, prestigiou na noite desta sexta-feira (24/11) a solenidade em comemoração aos 19 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Realizada no quartel do Comando-Geral da corporação, no bairro Petrópolis, na zona sul de Manaus, a festa reuniu a tropa e autoridades do Legislativo e Judiciário para destacar os avanços nessas últimas duas décadas.

Bosco Saraiva destacou a importância dos Bombeiros e anunciou que a corporação faz parte do planejamento de melhorias na segurança pública. “É uma data especialíssima porque é uma corporação importantíssima para a vida da sociedade, uma festa de uma data que a gente sempre deve agraciar. O Corpo de Bombeiros é um braço importante da nossa segurança pública”, disse.
A presidente de honra do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, foi uma das 38 autoridades homenageadas, como o secretário executivo de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, e a corregedora-geral do Sistema de Segurança, delegada Íris Trevisan. É com recursos do FPS que os Bombeiros desenvolvem os projetos “Bombeiros Mirins” e “Terceira Chama”.

Emancipação

No dia 26 de novembro de 1998, por meio de Emenda Constitucional nº 31, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi emancipado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), tornando-se uma instituição independente tanto na parte administrativa quanto na operacional, elevando-se ao mesmo nível das demais instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública estadual.

Nesse mesmo ano, o governador Amazonino Mendes havia ganho a reeleição governamental já no primeiro turno. O político é conhecido por realizar uma gestão marcada por fatos que se destacam na História do Estado, dentre eles dar a autonomia de atuação para os Bombeiros para melhor servir a sociedade.

“Éramos um quartel e passamos a ser um Comando. Alguns Estados do Brasil já estavam nesse processo e aqui fazíamos reuniões com os oficiais de alto escalão. Na época, ainda como tenente, também participava dessas reuniões, visto que minha formação foi específica de Bombeiro Militar, e então quando consolidamos a ideia, resolvemos pedir o apoio do governador Amazonino Mendes, que foi solicito aos pedidos da corporação”, relembrou o comandante-geral do CBMAM, coronel Mauro Marcelo Lima Freire.

Ocorrências

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, o CBMAM registrou 3631 ocorrências, sendo 524 ações preventivas, 143 acidentes, realizando também 158 atendimentos pré-hospitalares, 1.665 salvamentos, busca e resgate, registrou também 859 incêndios, além de 211 prestações de serviços e 44 ocorrências administrativas.

Capacitação

Em 2017, o Amazonas foi pioneiro na Região Norte com a ministração do curso teórico e prático em salvamento veicular. Dentre as demais capacitações, os bombeiros militares participaram do Estágio e Curso de Operações em Incêndio, Curso de Formação de Sargentos e Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Resgate, Curso de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, Curso de Atendimento com Produtos Perigosos, Guarda-vidas, Salvamento Terrestre e Curso Especial para tripulante de Embarcação.

Diretoria de Saúde

Somente no mês de outubro foram realizados 547 atendimentos entre militares e civis. Dentre os serviços prestados, estão o atendimento odontológico e psicológico. Em comemoração ao Outubro Rosa, a Carreta da Mulher foi instalada no pátio do Quartel do Comando-Geral entre os dias 16 e 19, realizando 121 mamografias, 205 ultrassonografias e 379 exames preventivos.

Programas

Com o objetivo de aproximar os bombeiros militares da sociedade, o CBMAM trabalha com programas sociais voltados para diversas faixas etárias. O mais recente é “Bombeiros na Comunidade”, iniciou na tarde da ultima terça-feira (21/11). A ação trabalha informando quanto aos cuidados e prevenções de acidentes, além de orientações sobre primeiros socorros.

A capacitação tem duração de 12h, a primeira turma possui 37 pessoas e está sendo formada na sede da cozinha comunitária do bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul da capital, com a ideia de expandir o programa para outras zonas de Manaus. A entrega dos certificados da primeira brigada foi realizada durante a solenidade de aniversario da emancipação do Corpo de Bombeiros.

Apesar do CBMAM ser uma instituição pertencente ao Governo Estadual, foi firmada parceria direta com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH), que tem atuação de elevada importância no desenvolvimento do programa, bem como A Cruz Vermelha no Amazonas, com participação ativa nos trabalhos sociais do Corpo de Bombeiros.

Outro Projeto é o “Bombeiro Mirim”, que atende mais de 200 crianças carentes por ano, realizando atividades cívicas e de cidadania dentro das unidades operacionais do CBMAM. Os bombeiros mirins recebem aulas de reforço escolar das disciplinas de matemática e língua portuguesa. O projeto está em expansão na capital e no interior.

Para a terceira idade, o Corpo de Bombeiros desenvolve o programa “Terceira Chama” no Distrito do Cacau Pireira, em Iranduba, reunindo 35 idosos em atividades recreativas e de qualidade de vida.

Brigadas

Além dos programas sociais, o CBMAM também oferta cursos de capacitação de brigadistas de incêndio. Neste ano, ao menos 456 brigadistas foram certificados somente na capital e mais de 1000 no interior.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *