Secretário de Estado de Cultura apresenta propostas da gestão em encontro com a classe artística

Denilson Novo reuniu com a classe artística e anunciou metas. Foto: Michael Dantas – SEC

O secretário de Estado de Cultura, Denilson Novo, apresentou as propostas desta gestão, em uma reunião, realizada com a classe artística, na manhã desta terça-feira (07/11), no auditório do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul).
Cerca de 350 artistas, de diversos segmentos, como artes plásticas e visuais, teatro, música, literatura e dança, participaram do encontro.
O secretário apresentou projetos como a reimplantação do Conselho Estadual de Cultura, no qual representantes de diferentes segmentos poderão participar de decisões sobre futuros projetos artísticos do Estado; e a realização do programa “Espaço Aberto”, que permite a ocupação dos espaços da secretaria.
Para Denilson Novo, a reunião também proporcionou uma aproximação com a classe artística e o esclarecimento de alguns questionamentos dos grupos.
“Nós apresentamos a proposta dessa gestão com os cinco pilares e, além disso, ouvimos melhor os questionamentos da classe artística neste primeiro encontro, de muitos, para que possamos afinar os interesses e melhor atender a classe, dentro do que é possível”, afirmou o secretário.
Relacionamento – O cantor e compositor Chico da Silva esteve presente na reunião e considerou a apresentação de propostas uma forma de fortalecer o relacionamento entre a Secretaria de Estado de Cultura e a classe artística.
“As propostas foram muito bem definidas e esclarecidas. Eu considero essa nova proposta de oferecer os espaços para os artistas se apresentarem e mostrarem os seus trabalhos algo que fortalece a nossa classe”, pontuou Chico.
Músicos como Vivian Oliveira, da banda Gramophone, estiveram no encontro e revelaram que se sentem representados e que pretendem realizar parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura.
“A nossa relação com a secretaria depende muito dessa parceria que o Denilson ofereceu hoje e, diante dessa conquista, de sermos representados, como artistas na secretaria, nós criamos uma boa expectativa para a realização de projetos”, afirmou.
Espaço Aberto – Durante o encontro, também foram discutidas possíveis parcerias entre a secretaria e a classe artística, por meio do programa ‘Espaço Aberto’, política de ocupação dos centros culturais, teatros e centros de convivência pertencentes à Secretaria.
Denilson ressalta que o projeto oferece oportunidade a artistas apresentarem seus trabalhos.
“Estamos convidando toda a classe artística e produtora de cultura a apresentar propostas de ocupação para utilizarmos todo o espaço disponível dentro da secretaria”, contou.
No programa, artistas poderão enviar seus projetos até o dia 9 de novembro, quinta-feira, pelo e-mail ocupacaoespacoaberto@gmail.com ou deixar em pontos de entrega como a Secretaria de Estado de Cultura (Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro); Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa); Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro); Sambódromo (Av. Pedro Teixeira, 2565 – Flores); Usina Chaminé (Av. Manaus Moderna s/n – Centro) e Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro).
Cadastro Online – Com o objetivo de mapear as classes artísticas, na reunião, também foram apresentadas propostas de um cadastro online, que poderá ser feito no Portal da Cultura.
A ideia do projeto é facilitar a inclusão de artistas em editais de apresentações e também em festivais. A proposta de criar um cadastro online ainda está em desenvolvimento e promete facilitar o mapeamento de artistas da capital e do interior do Estado.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *