Mais 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira saem do alerta de seca. Veja vídeo

Defesa Civil retirou da situação de alerta e de atenção 11 cidades do interior do Amazonas em relação à estiagem. Foto: Divulgação

A Defesa Civil do Amazonas retirou nesta segunda-feira (6), da “Situação de Alerta e Atenção”, 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira, que estavam em análise hidro meteorológica, por conta da estiagem.

“Considerando as informações climatológicas e hidrológicas, apresentadas pelos órgãos oficiais de monitoramento como o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) e (CPRM) Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, e ainda o aumento gradativo das precipitações em todo o Estado do Amazonas e consequente recuperação do nível dos rios, retiramos os municípios do Alerta e Atenção, já que pelos dados, não haverá evolução do cenário de estiagem este ano”, explicou o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Fernando Pires Junior.

Saem do “Alerta” nove municípios: Canutama, Boca do Acre, Lábrea e Pauiní, localizados na calha do Purus. Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati e Envira, da calha do Juruá. Dois municípios deixam a “Situação de Atenção”: Humaitá e Manicoré, ambos localizados na calha do Madeira.

As bacias

No mês de outubro, era esperado o aumento no volume de chuvas na Bacia do Juruá, com média de 188 mm. Até o dia 31, foi registrado 153 mm, 18% abaixo do esperado.

Cruzeiro do Sul, no Acre, estação de referência para a região, se manteve acima do nível de 3,00 metros nos últimos três meses, e tem gradativamente recuperado o volume normal do rio, configurando o final do período de vazante. Nas Bacias do Purus e Madeira, o comportamento dos rios é semelhante.

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/11/WhatsApp-Video-2017-08-11-at-10.27.29.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *