Matriz recebe últimos retoques para inauguração no dia 15 de novembro

A praça 15 de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz, também está recebendo ações de jardinagem, pintura, instalações de luminárias à LED, bancos de concretos na iconografia histórica, além de três bancas de tacacá, uma de revista, um posto da PM. Fotos: Ricardo Oliveira/ Semcom

No próximo dia 15 de novembro, Manaus terá um reencontro com a sua história com a reinauguração da praça da Matriz. Uma das principais ações de requalificação do Centro Histórico de Manaus, a obra recebe os ajustes finais para ser entregue a população em uma grande missa campal, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

A Prefeitura ainda planeja outras surpresas na programação. “Será um grande momento para Manaus, que tem se fortalecido institucionalmente e se tornará ainda mais pujante a partir da valorização de sua origem. É, sem dúvida, um marco para o turismo e um marco para a história do nosso povo”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Relógio e maquinário

A maior expectativa agora é pela montagem do maquinário do Relógio Municipal, prevista para a próxima segunda-feira, 6/10. O monumento já teve sua estrutura revitalizada, redescobrindo no teto adornos originais escondidos com o passar dos anos e toda a área do entorno está, praticamente, concluída. “Mais do que nunca, o Relógio vai ser uma atração turística, porque ele realmente vai ter muito que mostrar da cidade de Manaus”, disse Assayag.

A praça 15 de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz, também está recebendo ações de jardinagem, pintura, instalações de luminárias à LED, bancos de concretos na iconografia histórica, além de três bancas de tacacá, uma de revista, um posto da Polícia Militar. Nos arredores estão sendo assentadas pedras São Tomé, similares e integradas as da ‘Nova Avenida Eduardo Ribeiro’, que retomará o fluxo de veículos igual à década de 30.

Arqueologia

No antigo aviaquário foram encontradas pedras jacarés e lióz da criação original vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história.

Segundo o prefeito, as obras estão bem avançadas e respeitaram todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Não é só uma reforma, é uma restauração, pela qual devolveremos à Manaus a sua identidade, a sua origem”, destacou.

O Secretario Chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, ressaltou que essa obra faz parte da reconstrução do centro de Manaus e da história que temos. “Ela é uma praça que na Manaus antiga reunia famílias que moravam principalmente no centro da cidade. E nós vamos conseguir entregar até dia 15 de novembro a obra pronta para a população voltar a usar este lugar como ele merece”, destacou.

Ponto de entrada

A Praça da Matriz era o ponto de entrada da cidade, principalmente daqueles que chegavam de barco. “Através da gestão do prefeito Arthur, Manaus está reencontrando sua identidade, a sua história aqui no centro. Então, muito importante para cidade enquanto símbolo, para nós é uma imensa alegria ter essa praça, que é um cartão postal, reaberta para a visita de toda a população”, relatou o subsecretario do Centro Histórico, Rafael Assayag.

No total, são 32 árvores da espécie oitizeiros plantados em canteiros que formam o paisagismo da praça, a exemplo do passeio público, em frente ao Terminal da Matriz. A praça possui, ao todo, 163 árvores que integram as ações do Projeto Arboriza Manaus.

Para a reinauguração da Praça da Matriz será realizada uma missa campal, que será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, além de muitas surpresas.

Para a reinauguração da Praça da Matriz será realizada uma missa campal, que será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *