Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao câncer bucal

O lançamento da Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal marcou o encerramento da programação da V Semana da Saúde Bucal e da I Mostra de Ações em Saúde Bucal de Manaus, nesta sexta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada no Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, que atuam nas unidades de saúde do município. A campanha contra o câncer bucal seguirá até o dia 9 de novembro.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que, durante o período da campanha, todas as equipes de Saúde Bucal da rede municipal estarão intensificando os trabalhos para a busca ativa de casos suspeitos de lesões que possam indicar o câncer bucal.

“O objetivo é alertar a população para as ações de prevenção e detecção precoce de lesões suspeitas para a doença, mobilizando profissionais para reforçar a orientação sobre sinais e sintomas do câncer bucal”, explica Magaldi.

Os fatores de risco para a doença incluem o uso do cigarro e o álcool em excesso, a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C, e a exposição excessiva ao sol.

Doença
O câncer bucal é um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e de difícil cicatrização, podendo se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas) e com aumento de volume (caroços, carnes crescidas ou bolinhas).

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, a Semsa conta hoje com 382 cirurgiões-dentistas, distribuídos em 143 estabelecimentos de saúde, entre Unidades de Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

“Durante a campanha, as equipes de saúde bucal irão realizar os exames na cavidade oral em busca de lesões ou sintomas suspeitos, encaminhando, quando necessário, para os serviços especializados. E no dia 8 de novembro haverá o Dia D de Combate ao Câncer Bucal, com uma grande mobilização em toda Manaus”, salienta Nara.

O importante destaca a gerente, é que as pessoas procurem de forma regular o acompanhamento com um profissional cirurgião-dentista, no mínimo duas vezes ao ano. E, de acordo com a condição clínica, o profissional vai estabelecer um plano individual para cada paciente, a partir da avaliação realizada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *