Quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao câncer bucal

O lançamento da Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal marcou o encerramento da programação da V Semana da Saúde Bucal e da I Mostra de Ações em Saúde Bucal de Manaus, nesta sexta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada no Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, que atuam nas unidades de saúde do município. A campanha contra o câncer bucal seguirá até o dia 9 de novembro.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que, durante o período da campanha, todas as equipes de Saúde Bucal da rede municipal estarão intensificando os trabalhos para a busca ativa de casos suspeitos de lesões que possam indicar o câncer bucal.

“O objetivo é alertar a população para as ações de prevenção e detecção precoce de lesões suspeitas para a doença, mobilizando profissionais para reforçar a orientação sobre sinais e sintomas do câncer bucal”, explica Magaldi.

Os fatores de risco para a doença incluem o uso do cigarro e o álcool em excesso, a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C, e a exposição excessiva ao sol.

Doença
O câncer bucal é um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e de difícil cicatrização, podendo se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas) e com aumento de volume (caroços, carnes crescidas ou bolinhas).

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, a Semsa conta hoje com 382 cirurgiões-dentistas, distribuídos em 143 estabelecimentos de saúde, entre Unidades de Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

“Durante a campanha, as equipes de saúde bucal irão realizar os exames na cavidade oral em busca de lesões ou sintomas suspeitos, encaminhando, quando necessário, para os serviços especializados. E no dia 8 de novembro haverá o Dia D de Combate ao Câncer Bucal, com uma grande mobilização em toda Manaus”, salienta Nara.

O importante destaca a gerente, é que as pessoas procurem de forma regular o acompanhamento com um profissional cirurgião-dentista, no mínimo duas vezes ao ano. E, de acordo com a condição clínica, o profissional vai estabelecer um plano individual para cada paciente, a partir da avaliação realizada.

Veja também

Movimento ‘Levante MAO’ será apresentado no Café Teatro com entrada gratuita As oito obras que serão apresentadas no movimento “Levante MAO” tiveram uma fase de alinhamento de informações. Foto: Divulgação Desde quarta (20) até sexta-feira, 22/6, o Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida 7 de setembro, no Centro, será palco do movimento art...
Amazonas é o terceiro Estado com maior número de feminicídios No Amazonas, o TJAM terminou 2017 com 522 processos de feminicídio pendentes. O número é 15,5% maior da quantidade de processos de feminicídio pendentes em 2016 (452 processos). Foto: Divulgação Amazonas é o terceiro Estado brasileiro com maior proporção de casos de fe...
Em boa fase, Iranduba recebe o Pinheirense (PA) nesta quinta na Arena da Amazônia Ocupando a terceira posição na tabela do grupo 01 com 13 pontos, o Iranduba vem de uma derrota por 2 a 1 contra o atual líder do campeonato, o Corinthians. Foto: Divulgação Com três atletas convocadas para disputar amistosos pela Seleção Brasileira Sub-20, a equipe Irandub...
Espetáculo ‘Joias de Tchaikovsky’ estreia neste domingo, no Teatro da Instalação Foto: Divulgação No próximo domingo (24), a Companhia de Dança Encontro das Águas apresentará, às 19h, o espetáculo “Joias de Tchaikovsky”, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/Nº, Centro. A apresentação faz parte da agenda do Programa Espa...
Confira o resultado preliminar de sete processos seletivos do Governo com 286 vagas A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) divulga o Resultado Preliminar dos sete Processos Seletivos para 286 vagas nas áreas: do Meio Ambiente, Assistência Social, Esporte, Regularização Fundiária e Infraestrutura. Veja os resultados abaixo: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook