Domingo, 22 de julho de 2018

Semsa realiza Dia D de mobilização contra mosquito Aedes aegypti

Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Vigilância (FVS) fazem mobilização de combate ao Aedes a partir desta quinta-feira, com ações e trabalho educativo. Foto: Arquivo Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o “Dia D” de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti em Manaus.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra essas doenças.

Educação

A abertura das atividades do “Dia D” vai ocorrer no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona Oeste, reunindo representantes dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a mobilização tem o objetivo de intensificar as ações educativas, visando ampla mobilização para o controle do vetor, no âmbito das unidades de saúde da Semsa, nas escolas municipais e na comunidade em geral.

“Temos conseguido avanços significativos no combate ao Aedes, e esta semana de mobilização representa um esforço adicional nas ações de rotina, realizadas pelos nossos agentes de endemias em todos os distritos de Manaus”, destaca Magaldi, acrescentando que o foco principal são as orientações prestadas aos moradores das diferentes áreas da cidade quanto aos cuidados que devem ter com materiais que acumulam água nas suas casas e nos arredores.

Comunidade

Durante a mobilização serão envolvidos estabelecimentos do comércio e da indústria, unidades do serviço público, incluindo as unidades de saúde, associações e escolas, para dar amplitude às ações.

“Sabemos que grande parte dos criadouros se encontra nos locais de trabalho, onde as pessoas passam muito tempo do seu dia, estando expostas ao risco de adoecer, caso os cuidados não sejam permanentes”, destaca Magaldi.

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes.

Na próxima sexta-feira (27), será promovida nessas escolas, a verificação de riscos potenciais para a dengue, com a aplicação do “Check List 10 minutos”, um questionário que pode ser respondido em 10 minutos, focado nos itens associados à proliferação do Aedes, como o acúmulo de água e lixo.

As escolas municipais que dispõem de brigadas contra o mosquito também vão intensificar as ações de educação em saúde, eliminação de criadouros e controle do mosquito, durante o período da mobilização.

Veja também

Prefeito acompanha equipes de vacinação contra o sarampo no Jorge Teixeira Prefeito acompanhou vacinação noturna após vacinadores serem impedidos, um dia antes, de fazer trabalho por causa de ameaças de traficantes. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou nesta quinta-feira (19), à noite no bairro Jor...
Ameaça de traficantes impedindo vacinação de sarampo repercute na mídia nacional. Secretário de Segu... Sete pessoas foram presas durante operação de varredura após ameaça de traficantes a agentes de saúde no Jorge Teixeira. Foto: Divulgação A notícia de que traficantes impediram moradores do bairro Jorge Teixeira, zona Norte de Manaus, de se vacinarem contra o sarampo rep...
Prefeitura inicia ofensiva contra sarampo com vacinação casa a casa em três bairros da zona Leste Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, prefeito Arthur Virgílio Neto deu o início da vacinação de casa em casa nas zonas da capital. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, com a imediata atualização da vacina Tríplice Viral,...
Prefeitura prepara ofensiva para interromper circulação do vírus do sarampo em Manaus Prefeito Arthur Virgílio comanda nova etapa de ações para conter avanço do sarampo na cidade. Foto: Mário Oliveira/ Semcom O prefeito Arthur Virgílio Neto comanda nesta segunda-feira (16), às 15h, o início de uma nova etapa de ações para conter o avanço do sarampo na cid...
Bebê de 7 meses é a primeira morte por sarampo confirmada em Manaus Primeira morte confirmada por sarampo dos casos notificados da doença foi de um bebê de 7 meses, que não havia sido vacinado. Foto: Divulgação A Prefeitura de Manaus confirmou nesta quinta-feira (5), a primeira morte por sarampo, desde que começaram a ser notificados cas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook