Semsa realiza Dia D de mobilização contra mosquito Aedes aegypti

Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Vigilância (FVS) fazem mobilização de combate ao Aedes a partir desta quinta-feira, com ações e trabalho educativo. Foto: Arquivo Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o “Dia D” de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti em Manaus.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra essas doenças.

Educação

A abertura das atividades do “Dia D” vai ocorrer no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona Oeste, reunindo representantes dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a mobilização tem o objetivo de intensificar as ações educativas, visando ampla mobilização para o controle do vetor, no âmbito das unidades de saúde da Semsa, nas escolas municipais e na comunidade em geral.

“Temos conseguido avanços significativos no combate ao Aedes, e esta semana de mobilização representa um esforço adicional nas ações de rotina, realizadas pelos nossos agentes de endemias em todos os distritos de Manaus”, destaca Magaldi, acrescentando que o foco principal são as orientações prestadas aos moradores das diferentes áreas da cidade quanto aos cuidados que devem ter com materiais que acumulam água nas suas casas e nos arredores.

Comunidade

Durante a mobilização serão envolvidos estabelecimentos do comércio e da indústria, unidades do serviço público, incluindo as unidades de saúde, associações e escolas, para dar amplitude às ações.

“Sabemos que grande parte dos criadouros se encontra nos locais de trabalho, onde as pessoas passam muito tempo do seu dia, estando expostas ao risco de adoecer, caso os cuidados não sejam permanentes”, destaca Magaldi.

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes.

Na próxima sexta-feira (27), será promovida nessas escolas, a verificação de riscos potenciais para a dengue, com a aplicação do “Check List 10 minutos”, um questionário que pode ser respondido em 10 minutos, focado nos itens associados à proliferação do Aedes, como o acúmulo de água e lixo.

As escolas municipais que dispõem de brigadas contra o mosquito também vão intensificar as ações de educação em saúde, eliminação de criadouros e controle do mosquito, durante o período da mobilização.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *