Outubro Rosa: detentas provisórias têm ações de combate ao câncer de mama

O Instituto Nacional do Câncer prevê novos 960 mil casos de câncer diagnosticados no Brasil em 2017; destes, aproximadamente 60 mil novos casos são de câncer de mama. Cientes da importância da orientação como instrumento eficaz na prevenção à doença, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional dedicarão o mês de outubro à mobilização das consciências das reeducandas do Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF), engajando-as na campanha nacional Outubro Rosa.
Aa unidade vai promover uma série de ações de prevenção ao câncer de mama, com orientações educativas por meio de palestras e cartazes, além do encaminhamento para realização de mamografias quando necessário.

“Haverá coleta de preventivo e, nas palestras com a médica da unidade e enfermeiros da Secretaria de Saúde, serão feitas avaliações e, se houver necessidade, haverá encaminhamento para realizar o procedimento de mamografia”, esclareceu a assistente social do CDPF Cleocione Brandão.

O CPDF abriga 102 detentas: 43% dessas mulheres têm entre 18 e 24 anos; 20% delas estão situadas entre os 25 e 29 anos de idade; 16% se encontram entre 30 e 34 anos e 20% acima de 35 anos de idade. Para cumprir com eficiência a missão constitucional de assegurar saúde nas unidades, foi firmada parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), instituição-referência no diagnóstico e tratamento do câncer.

Também foi convidado a integrar os esforços de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero na unidade prisional o Lar das Marias, entidade sem fins lucrativos que abriga e apoia mulheres do interior do Amazonas com câncer. Reconhecida por iniciativas como os trabalhos manuais de decoração, cama, mesa e banho, a instituição é fundamental especialmente no que diz respeito ao resgate da autoestima de mulheres diagnosticadas com a doença.

Atividades

Durante todo o mês de outubro, as equipes técnica, administrativa e operacional do CDPF estarão plenamente mobilizadas para garantir que todas as reeducandas recebam todo o acervo de informação sobre os métodos de prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Será realizado um concurso de cartazes com a temática Outubro Rosa e premiação para os melhores conteúdos. Também será realizada coleta de preventivo pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O Cinema Terapia também exibirá obras com a temática do Outubro Rosa.

“Vamos oferecer o principal, que é informação, mas tudo com muito carinho, com muito comprometimento de toda a equipe. O objetivo é sensibilizar as reeducandas, seus familiares e também nossas colaboradoras, afinal a doença atinge a todos indistintamente”, afirmou a gerente técnica corporativa da Umanizzare, Sheryde Karoline. Segundo ela, embora exista um foco maior em outubro, várias atividades são realizadas durante o ano para prevenção da doença.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *