Sábado, no TRE-AM, será o sorteio das urnas para a votação paralela

Neste sábado, 26, véspera da eleição suplementar, acontece o sorteio das duas urnas que vão passar pela votação paralela, uma auditoria feita no dia do pleito. Foto: Roberto Jayme/ Ascom/TSE

Na véspera do segundo turno da eleição suplementar, dia 26, às 9h, no Centro de Divulgação das Eleições, no 4º andar do prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), será realizado o sorteio das urnas que passarão por auditoria na chamada votação paralela. Serão sorteadas duas urnas eletrônicas, uma da capital e outra do interior, para uma votação simulada que será feita no dia 27 de agosto, em paralelo com a votação oficial.

Para isso, serão enviadas aos partidos políticos cédulas e papel com números dos candidatos, votos nulos, votos de legenda e votos em branco para o preenchimento. Os votos destas cédulas serão digitados nas urnas eletrônicas para, às 17h, a Comissão de Auditoria conferir se os votos do Boletim Eletrônico de Urna (BU) correspondem exatamente aos votos manuais.

A votação paralela é conduzida por uma comissão presidida pelo juiz de Direito e membro da corte do TRE, Henrique Veiga Lima. No dia do segundo turno, os equipamentos ficarão instalados no Auditório Juiz Fausto Ferreira dos Reis (prédio anexo), sendo monitorados por câmeras filmadoras.

A votação paralela é uma estratégia para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas e garantir mais transparência aos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

O desembargador Yedo Simões, presidente do TRE, explicou que o sorteio para a votação paralela é um meio de comprovar que a votação acontece de maneira clara. “Este é o penúltimo ato do calendário eleitoral porque amanhã ocorre a votação paralela, posteriormente à apuração. Esse evento é justamente para demonstrar a confiabilidade da urna eletrônica. É uma auditagem no sistema para comprovar a lisura das urnas”, disse.

As urnas sorteadas são substituídas por outras, levadas às respectivas escolas. A votação paralela conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *