Servidores da saúde declaram apoio a Eduardo Braga e Marcelo Ramos

Servidores da saúde e estudantes da área saíram confiantes de uma reunião que tiveram na noite de terça-feira (15/08) com os candidatos ao governo do Amazonas pela coligação “União pelo Amazonas”, Eduardo Braga e Marcelo Ramos. “Saio daqui convicta de que haverá mudança para melhor”, afirmou a assistente social Jayne Teles Santana, 33.

Ela é coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas (Sisreg) da calha do Juruá, que ainda aguarda liberação para ser implementado. “Fiquei cinco anos no Instituto da Mulher Dona Lindu, na época do secretário Agnaldo Costa, e acompanhei a transição para o governo seguinte. Foi triste o que aconteceu e continua ocorrendo. Um descaso total com a saúde”, relembrou a assistente social após o encontro com colegas da área, em um espaço na Zona Centro-Sul de Manaus.

Além de reforçar que, em 120 dias, irá zerar a fila de espera por consultas e exames médicos, Eduardo garantiu que cumprirá o plano de cargos para a categoria, com a progressão funcional dos servidores. Também comprometeu-se em respeitar a data-base de reajuste salarial e a realizar estudos para reposição das perdas das categorias. “Iremos, ainda, retomar o pagamento do vale-alimentação, um direito que foi tirado de vocês”, disse Eduardo.

Outro ponto que contou com a aprovação dos participantes foi o anúncio feito pelos candidatos, a governador e vice, de que irão chamar os aprovados nos concursos já realizados e promover cursos de qualificação para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). “Vamos rever, o mais rápido possível, as demissões dos servidores do Regime Especial Temporário”, avisou o candidato.

A questão das obras paralisadas por gestões que sucederam seu governo não foi esquecida por Eduardo Braga. Diante de uma plateia atenta, ele garantiu que irá continuar os trabalhos de construção do Hospital do Sangue e colocará, em pleno funcionamento, o hospital da Zona Norte, o Delphina Aziz.

“A população daquela área está esquecida e não tem onde buscar socorro. Também me preocupo com o reabastecimento de toda a rede de saúde com medicamentos, insumos e equipamentos”, informou o candidato. Ele revelou, ainda, que pretende reabrir o diálogo com representantes da sociedade civil, como ONGs, movimento LGBTI (Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais) e representantes de doenças públicas.

Bolsas

Eduardo Braga e Marcelo Ramos também informaram aos servidores presentes que está em seus planos retomar as bolsas de estudo para universitários da área de Saúde de cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de programas como o “Amigos da Saúde”. Essa iniciativa, batizada de “Projeto Multidisciplinar de Humanização em Saúde”, partiu do governo do Amazonas, na gestão de Eduardo Braga. Começou em agosto de 2005 e chegou ao fim em 2012.

Dentre os objetivos do projeto estava o acolhimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades estaduais, em Manaus, especialmente nos setores de registro e recepção. “Isso não existe mais hoje. Na ocasião, contamos com a ajuda de estagiários, que eram alunos de cursos da área de saúde da UEA. Nossos monitores eram psicólogos e assistentes sociais. Retomaremos esse projeto. O paciente voltará a ser bem tratado”, avisou Eduardo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *