Passo a Paço leva 50 mil pessoas ao Centro Histórico de Manaus

O prefeito de Manaus, acompanhado da primeira-dama, e do vice-prefeito, conferiu de perto o sucesso da quarta edição do projeto Passo a Paço, realizado no Centro. Foto: Ricardo Oliveira/ Semcom

Em dois dias de eventos, o Passo a Paço reuniu no Centro Histórico de Manaus mais de 50 mil pessoas neste fim de semana. Um dos momentos mais disputados do evento foi o show da cantora Alcione, que se apresentou para milhares de pessoas no Palco Música, montado na Praça dos Ingleses, no Porto de Manaus. Já a cantora amazonense Felicidade Suzy encerrou a programação cantando no Palco do Coreto, na Praça Dom Pedro II.

O prefeito Arthur Neto prestigiou o evento na noite deste domingo (13), acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko. “O Paço a Passo em sua quarta edição está mais maduro e melhor do que qualquer outra edição, pois ele reúne arte, seja ela plástica, culinária ou a música. É uma festa muito bonita que junta o público de todos os estilos”, destacou.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) Bernardo Monteiro de Paula, a quarta edição do Passo a Paço consolidou o evento no calendário cultural de Manaus. E a cada nova edição vem ganhando mais espaço entre o público manauara.

“Precisamos valorizar o que temos, estimular o comércio, a geração de trabalho e renda em Manaus. Nesta edição, abrimos mais uma porta colocando um palco de frente pro rio e foi um sucesso”, comentou.

Mais uma vez, o Passo a Paço foi marcado pela segurança, pela diversidade cultural e a mistura de elementos, da gastronomia ao teatro, do cinema aos shows musicais.

No sábado e no domingo foram realizados 20 shows com artistas locais, três shows com artistas nacionais, duas peças teatrais, feira de artesanato, exposições, cinema, além da feira gastronômica com mais de 40 chefs.

Gastronomia

Entre os pratos que foram servidos no Passo a Paco, o chefe Rogério Bessa, da Pizza a Bessa destacou o sucesso nas vendas e o privilégio em participar do evento.

“Estamos muito felizes em participar dessa quarta edição do Passo a Paço, tendo em vista que a gente veio com um propósito de mostrar o que realmente fornecemos na nossa casa. Por isso, trouxemos nosso forno à lenha móvel para mostrar que é possível fazer uma pizza de qualidade, assada nas maiores tradições’’, pontuou Rogério, destacando que as vendas superaram todas as expectativas.

Da mesma maneira a chefe Tatiana Santos, do Brownie 092, contou que as vendas foram sucesso até o fim do evento. “Das 20h até às 1h as vendas ‘bombaram’ e nós estamos muito satisfeitos em participar de um evento desse porte’’, finalizou.

Música

Retornando aos palcos manauaras, após uma temporada na Europa, a cantora Karine Aguiar fez o público balançar durante sua performance e falou da emoção de levar canções que dialogam com o público.

“É uma satisfação enorme participar do Passo a Paço que, para nós, é um evento inovador que revitalizou uma área da cidade. Ver o Paço da Liberdade, que é uma localidade com um grande valor histórico para Manaus recebendo arte nas áreas de gastronomia, músicas, economia criativa e outros, é uma alegria e nós estamos felizes em fazer parte disso”, destacou.

Paço e IGHA

Aproximadamente, dez mil pessoas também aproveitaram para conhecer o Paço da Liberdade e o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), que ficaram abertos para visitação durante o fim de semana.

O Paço da Liberdade abriu as portas para receber a exposição “Monumentalidade” com quadros do artista plástico Moacir de Andrade, tendo Óscar Ramos como curador. Já no IGHA, o acervo arqueológico do Museu Etnográfico Crisanto Jobim atraiu a curiosidade de quem passou pela feira. No mesmo local, o bazar organizado pelo Movimento 092 também reuniu os amantes de artesanato na feira de economia criativa.

A terapeuta Mirian Belo veio de Curitiba (PR), pela primeira vez para Manaus, e aproveitou para visitar o Passo a Paço. “Vim para conhecer essa maravilha de evento, muito bem organizado, seguro. Manaus tem uma ênfase muito rica em cultura”, afirmou.

“Para mim é uma honra participar de um evento tão grande na minha cidade. Eu acredito que é uma exploração da cultura, não só do espaço, mas em relação a nossa gastronomia e nossos artistas. É uma oportunidade para as famílias se encontrarem e a gente fazer da cidade um lugar de entretenimento também e mostrar que aqui temos a melhor gastronomia do mundo”, destacou a ex-BBB, Vivian Amorim, que também prestigiou o evento.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *