Urnas de 12 Municípios recebem carga e lacre neste sábado e domingo no TRE-AM

Processo final de preparação de urnas, com carga e lacre, começa neste sábado no TRE-AM, e segue até o dia 3 de agosto. As últimas urnas a serem preparadas são das de Manaus. Foto: Divulgação

Neste sábado (22) e domingo (23) o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) estará fazendo mais uma etapa de preparação das urnas eletrônicas, com as gerações de mídia, carga e lacre de um total de 649 urnas eleitorais.

Neste sábado, os técnicos estarão fazendo o preparo das urnas de Juruá, Tapauá, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Borba e Anori. No domingo, serão trabalhadas as das cidades de Boca do Acre, Canutama, Manaquiri, Careiro da Várzea, Autazes e Careiro. O cronograma do interior segue até o dia 24 de julho.

As últimas urnas a receberem carga e lacre são as de Manaus, com um prazo de 26 de julho até 3 de agosto. Faltando distribuir apenas as urnas da capital e zona rural, os 10 Municípios-polo e as 4 cidades de distribuição tem servidores à disposição para o procedimento de carga.

Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) estão atuando nas eleições suplementares como operadores de urna e operadores de transmissão. São cerca de 500 pessoas envolvidas no trabalho.

Nesta reta final do pleito, o TRE-AM tem recebido apoio de servidores dos Tribunais Regionais do Pará, Rondônia e Acre, que vão atuar no monitoramento de transmissão de dados. Uma equipe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também será enviada para acompanhar a votação, com a presença de uma juíza auxiliar do presidente do Superior.

Manaus

No dia 26 de julho tem início a preparação de 3.473 urnas para a capital amazonense. O encerramento acontece no dia 3 de agosto e todo o procedimento será realizado no depósito do tribunal.

Uma vez preparadas, as urnas serão encaminhadas para os locais de votação no dia 4 de agosto, obedecendo a um cronograma elaborado pelo órgão. Havendo segundo turno, as urnas seguirão para os locais de votação no dia 24 de agosto, lá permanecendo até o fim do pleito, no dia 27.

Quarentena

Após as eleições, por um período determinado e denominado de Quarentena, a Justiça Eleitoral preserva lacradas as urnas e as mídias utilizadas nas eleições. Durante a quarentena, o partido político, a OAB e o Ministério Público, podem solicitar a verificação das assinaturas digitais, os hashes da estrutura de diretórios e de todos os arquivos e programas armazenados nas urnas eletrônicas. Após essa fase, iniciam-se testes cíclicos – a cada três meses – até o próximo pleito.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *