Presidente do TSE virá a Manaus acompanhar andamento da eleição suplementar no TRE-AM

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, virá a Manaus para verificar andamento e o status da eleição suplementar inédita no Brasil, que vai escolher o próximo governador do Estado. Foto: Divulgação TSE

Realizando uma eleição suplementar inédita no Brasil, para escolha de um novo governador do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) receberá na próxima semana ou na que antecede o pleito do dia 6 de agosto, a visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes.

Na pauta da visita programada, de um dia a Manaus, Gilmar Mendes terá reunião com o presidente do TRE, desembargador Yedo Simões, diretoria e equipe envolvida diretamente na eleição suplementar, verificando pessoalmente os preparativos para a realização do sufrágio inédito no País.

A confirmação da visita foi feita pelo secretário-geral da presidência do TSE, Luciano Felício Fuck, ao diretor geral do Tribunal Regional, Messias Andrade. “No Estado democrático recente, nunca foi realizada uma eleição suplementar para governador. E o Tribunal Superior tem mostrado interesse em visualizar como conduzimos esse pleito. Estamos em contato direto com Brasília, com secretários, diretores e corpo técnico, alinhando operações, buscando reduzir custos e otimizando recursos ao máximo. O interesse é grande para ter parâmetros em 2018”, explica Messias.

O Amazonas hoje, em razão de sua complexa geografia e distâncias entre os municípios, exigindo uma logística especial, tem a eleição mais cara do Brasil, com um orçamento de R$ 18,5 milhões para os dois turnos em disputa em 2017.

O Estado tem 2.338.886 eleitores aptos, sendo 1.686.428 com identificação biométrica, em 10 Municípios. Os 62 Municípios somam 70 zonas eleitorais, com 1.426 locais de votação e 7.262 seções eleitorais. Ao todo, são 7.440 urnas eletrônicas disponíveis, sendo 772 de contingência.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eder disse:

    Kkkk. Ja era ta ganho Dudu…

    Esse ai é mais corrupto que todos os politicos juntos.. pq conhece a lei.