Jurados escolhidos para 2017 são de 7 Estados

Os nomes do júri foram anunciados em coletiva de imprensa realizada no Bumbódromo nesta tarde. Foto: Divulgação

Os 10 escolhidos para julgar o 52º Festival Folclórico de Parintins vieram dos Estados da Bahia, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro, e caberá a este grupo escolher o bumbá campeão de 2017.

Os nomes do júri foram anunciados em coletiva de imprensa realizada no Bumbódromo. Participaram do anúncio o prefeito de Parintins, Bi Garcia, presidentes da Comissão Organizadora do Festival, Harald Dinelly e Karla Viana, presidente do boi Garantido, Adelson Albuquerque, e presidente do boi Caprichoso, Babá Tupinambá.

Como organizadora do Festival de 2017, a Prefeitura buscou novas alternativas para reformular o sistema de julgamento da disputa dos bois Garantido e Caprichoso. Uma delas foi estudar o sistema adotado pela Liga Carnavalesca do Rio de Janeiro (Liesa). A partir do intercâmbio, o Município formalizou a criação de uma escola para jurados, com o aval dos bois, para profissionalizar a avaliação das apresentações dos bumbás com jurados formados pela escola.

Segundo Bi Garcia, as mudanças são de suma importância no processo de reorganização e moralização da imagem do Festival Folclórico de Parintins. Uma das principais propostas é fazer com que os julgadores vivenciem o processo de construção das apresentações dos bois para subsidiar suas avaliações. “Todos são responsáveis, têm um nome a zelar. A gente precisa acabar com isso de estar prendendo jurados, não permitindo que conheçam a cidade e o cotidiano dos bois”, afirmou o prefeito.

Para que os 10 jurados do Festival 2017 fossem escolhidos, foi feita uma série de avaliações no desempenho de avaliadores da festa entre os anos de 2005 e 2012. Após uma série de exames no desempenho dos julgadores no evento, a Comissão Organizadora chegou a lista dos selecionados.

 

Confira quem são e o currículo dos jurados:

Maria Helena Pettengill Fernandes (MS)

Bloco julgado: presidente

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Arteterapia pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Presidente da Associação Cultural Hispano Brasileira Embrujos España.

Raimundo Aurélio de Melo (PI)

Bloco julgado: bloco A

Estudou Teoria e Música, Harmonia Tradicional, Regência Coral; maestro, regente, compositor. Atualmente é regente do coral da Universidade Federal do Piauí, orquestra filarmônica e coordenador da Escola de Música de Teresina.

Antonio Roberto Pellegrino Filho (BA)

Bloco julgado: bloco A

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, compositor, instrumentista, arranjador, cantor e diretor musical.

Paulo Sérgio Borges Filho (ES)

Bloco julgado: bloco A

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e especializado em Docência Universitária.

Alvarito Mendes Filho (ES)

Bloco julgado: bloco B

Graduado em Letras – habilitação em Inglês e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Estudos de Imagem e Mídia, mestre em Educação em Ciências e Matemática, jornalista, escritor e instrutor de teatro.

Lúcia de Fátima Araújo e Silva Couto (PI)

Bloco julgado: bloco B

Graduada em Comunicação Social, especialista em Teatro e Leitura de Imagem pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí.

Maurício Germano da Costa (PB)

Bloco julgado: bloco B

Graduado em Educação Artística – habilitação em Artes Cênicas, especializado em Interpretação Teatral em Dança, coreógrafo, diretor, figurinista, artista plástico e cenógrafo.

Daniella Cunha Gramani (PR)

Bloco: bloco C

Graduada em Educação Artística – habilitação em Artes, especializada em Fundamentos da Música Popular Brasileira, mestre em Música, cantora percussionista, arranjadora e diretora.

Marili Azim (PR)

Bloco julgado: bloco C

Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes do Paraná, especializada em Conservação de Obras sobre papel e atua como coordenadora artístico cultural.

Madson Luis Gomes de Oliveira (RJ/CE)

Bloco julgado: bloco C

Graduado em Estilismo e Moda, especializado em Ensino da Arte, mestre e doutor em Design.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *