Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Jurados escolhidos para 2017 são de 7 Estados

Os nomes do júri foram anunciados em coletiva de imprensa realizada no Bumbódromo nesta tarde. Foto: Divulgação

Os 10 escolhidos para julgar o 52º Festival Folclórico de Parintins vieram dos Estados da Bahia, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro, e caberá a este grupo escolher o bumbá campeão de 2017.

Os nomes do júri foram anunciados em coletiva de imprensa realizada no Bumbódromo. Participaram do anúncio o prefeito de Parintins, Bi Garcia, presidentes da Comissão Organizadora do Festival, Harald Dinelly e Karla Viana, presidente do boi Garantido, Adelson Albuquerque, e presidente do boi Caprichoso, Babá Tupinambá.

Como organizadora do Festival de 2017, a Prefeitura buscou novas alternativas para reformular o sistema de julgamento da disputa dos bois Garantido e Caprichoso. Uma delas foi estudar o sistema adotado pela Liga Carnavalesca do Rio de Janeiro (Liesa). A partir do intercâmbio, o Município formalizou a criação de uma escola para jurados, com o aval dos bois, para profissionalizar a avaliação das apresentações dos bumbás com jurados formados pela escola.

Segundo Bi Garcia, as mudanças são de suma importância no processo de reorganização e moralização da imagem do Festival Folclórico de Parintins. Uma das principais propostas é fazer com que os julgadores vivenciem o processo de construção das apresentações dos bois para subsidiar suas avaliações. “Todos são responsáveis, têm um nome a zelar. A gente precisa acabar com isso de estar prendendo jurados, não permitindo que conheçam a cidade e o cotidiano dos bois”, afirmou o prefeito.

Para que os 10 jurados do Festival 2017 fossem escolhidos, foi feita uma série de avaliações no desempenho de avaliadores da festa entre os anos de 2005 e 2012. Após uma série de exames no desempenho dos julgadores no evento, a Comissão Organizadora chegou a lista dos selecionados.

 

Confira quem são e o currículo dos jurados:

Maria Helena Pettengill Fernandes (MS)

Bloco julgado: presidente

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Arteterapia pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Presidente da Associação Cultural Hispano Brasileira Embrujos España.

Raimundo Aurélio de Melo (PI)

Bloco julgado: bloco A

Estudou Teoria e Música, Harmonia Tradicional, Regência Coral; maestro, regente, compositor. Atualmente é regente do coral da Universidade Federal do Piauí, orquestra filarmônica e coordenador da Escola de Música de Teresina.

Antonio Roberto Pellegrino Filho (BA)

Bloco julgado: bloco A

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, compositor, instrumentista, arranjador, cantor e diretor musical.

Paulo Sérgio Borges Filho (ES)

Bloco julgado: bloco A

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e especializado em Docência Universitária.

Alvarito Mendes Filho (ES)

Bloco julgado: bloco B

Graduado em Letras – habilitação em Inglês e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Estudos de Imagem e Mídia, mestre em Educação em Ciências e Matemática, jornalista, escritor e instrutor de teatro.

Lúcia de Fátima Araújo e Silva Couto (PI)

Bloco julgado: bloco B

Graduada em Comunicação Social, especialista em Teatro e Leitura de Imagem pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí.

Maurício Germano da Costa (PB)

Bloco julgado: bloco B

Graduado em Educação Artística – habilitação em Artes Cênicas, especializado em Interpretação Teatral em Dança, coreógrafo, diretor, figurinista, artista plástico e cenógrafo.

Daniella Cunha Gramani (PR)

Bloco: bloco C

Graduada em Educação Artística – habilitação em Artes, especializada em Fundamentos da Música Popular Brasileira, mestre em Música, cantora percussionista, arranjadora e diretora.

Marili Azim (PR)

Bloco julgado: bloco C

Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes do Paraná, especializada em Conservação de Obras sobre papel e atua como coordenadora artístico cultural.

Madson Luis Gomes de Oliveira (RJ/CE)

Bloco julgado: bloco C

Graduado em Estilismo e Moda, especializado em Ensino da Arte, mestre e doutor em Design.

Veja também

Festival de Parintins chega aos 53 anos ainda usando fraldas e precisando de profissionalismo fora d... Festival de Parintins chega aos 53 anos ainda usando fraldas, fora do Bumbódromo, sem acompanhar o talento dos artistas e dos itens como as cunhãs. Fotos: Marcos Santos O Festival de Parintins, que acaba de concluir a 53ª edição, virou um senhor maduro, mas continua usan...
Corpo de Bombeiros libera entrada de brincantes no Bumbódromo após reparo na rede elétrica Corpo de Bombeiros, por motivos de segurança, precisou suspender hoje entrada de brincantes do lado azul, em razão de lona do Caprichoso ter rasgado durante forte chuva. Não ouve feridos. Foto: Divulgação CBMAM O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que...
Os bastidores da inauguração do Bumbódromo, no Festival de 1988, 30 anos atrás Os bastidores da inauguração do Bumbódromo. Na foto, eu (bons tempos esses dos cabelos🤔) e Paulinho Faria (com o microfone), apresentando o Peladão, em Manaus, na Eduardo Ribeiro, antes de nos enfrentarmos apresentando Caprichoso e Garantido. O Festival de Parintins come...
Definidos os jurados do 53º Festival Folclórico de Parintins. Eles vêm de sete Estados diferentes Definidos os jurados do 53º Festival Folclórico de Parintins. Na foto, cinco a cinco, eles se postam ao lado dos representantes de Garantido e Caprichoso Os dez jurados que decidirão a disputa entre Caprichoso e Garantido, no 53º Festival Folclórico de Parintins, foram a...
Prefeitura de Parintins inicia troca de alimentos por pulseira da Festa dos Visitantes Com atrações do porte do DJ Alok, Festa dos Visitantes espera atrair 50 mil pessoas no dia 28 de junho, em Parintins. Foto: Divulgação A Prefeitura de Parintins inicia na tarde desta quarta-feira (20), a troca de alimentos não perecíveis por pulseiras que darão acess...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook