Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Casos de viroses respiratórias aumentam e recomendação é evitar aglomerações

Os casos de viroses respiratórias em Manaus aumentam durante o período chuvoso, principalmente nos meses de abril e maio, e recomendação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) é evitar lugares com aglomeração, tendo em vista a fácil transmissão dos vírus ​de ​pessoa a pessoa. O órgão registra a circulação dos vírus Influenza B e o ​Vírus ​Sincicial Respiratório, principalmente nas crianças menores de dois anos, que podem evoluir com quadros graves de insuficiência respiratória.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é um quadro de gripe com complicações, principalmente pulmonares, que apresenta alguns sinais e sintomas que devem despertar o alerta dos pais. “Normalmente, o quadro de gripe dura em média de 10 a 15 dias, com febre, dor​es​  de garganta e cabeça ​ e  tosse com secreção, mas se a criança apresentar dificuldades para respirar, a atenção médica precisa ser imediata, e os pais devem procurar a unidade de saúde​ mais próxima​  antes do agravamento do quadro clínico”, explica o infectologista.

“Cuidados especiais devem ser tomados com crianças menores de dois anos de idade, em particular, com os bebês prematuros e aquelas que apresentam doenças crônicas, como doenças pulmonares,  cardíacas,  neurológicas, e outras, ao serem diagnosticadas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, alerta o diretor.

A secretária de Atenção a Saúde da Capital da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, Denise Machado, informa que na rede de urgência e emergência pediátrica da Susam​ verifica-se  um aumento de cerca de 30% no atendimento de pacientes com sintomatologia respiratória, em relação ao mesmo período do ano passado. “Chama a atenção o fato de que os pais estão demorando a buscar o atendimento. Com frequência chega​m​  em nossas unidades crianças com mais de seis dias de ​sintomas, muitas vezes, com sérios comprometimentos respiratórios, em estado grave ou gravíssimo​, necessitando internação ​e cuidados intensivos​ imediat​os”, alerta.

Prevenção

A FVS recomenda evitar a exposição de bebês e crianças menores a lugares com aglomerações e a ambientes fechados, como shoppings e cinemas, a pessoas gripadas ou a fumantes (o tabagismo passivo irrita as vias aéreas e favorece a infecção). Quanto menor a idade, maior o risco de uma infecção grave, pois o sistema imunológico dos bebês ainda é imaturo e as vias aéreas são muito pequenas.

A amamentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico da criança. Outra medida necessária é lavar com água e sabão ou usar álcool gel nas mãos e objetos como chupetas, mordedores e brinquedos, além de manter os ambientes arejados. As mães que estiverem gripadas devem usar máscaras durante a amamentação e no cuidado com a criança.

Campanha

A baixa adesão à campanha nacional de vacinação contra influenza vem preocupando as autoridades de saúde, o balanço parcial demonstra ser o pior dos últimos cinco anos. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários, porém, até quinta-feira (18/05), o Estado registrou uma cobertura média de 45%, ou seja, menos da metade da meta​. Todos os grupos estão com baixa cobertura​, ​ incluindo 41% em crianças menores de cinco anos, 39% em gestantes e 59% em idosos, dentre outros grupos prioritários.

A FVS salienta a importância de os grupos de risco se vacinarem, para a prevenção de casos graves e óbitos pela doença. Devem ser vacinados as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as que tiveram um filho recentemente (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores, os povos indígenas, os portadores de doenças crônicas como cardíacos, diabético, imunodeprimidos e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade. A campanha segue até o dia 26 de maio, em todas as unidades da saúde da capital e do interior.

 

Veja também

Atenção: Obra de drenagem altera itinerários do transporte coletivo na Ramos Ferreira Trecho da Ramos Ferreira, próximo ao IEA e à praça do Congresso Por conta da obra de desvio em um trecho da rede de drenagem na rua Ramos Ferreira, Centro, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que as linhas de ônibus 110, 112 e 129 passam a cu...
Prorrogadas, inscrições do Fies para o segundo semestre podem ser feitas até terça Foto: Reprodução As inscrições para a edição do segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até as 23h59 desta terça-feira, 24. São 155 mil vagas ofertadas, sendo 50 mil com juro zero. Até a manhã desta segunda-feira, 23, já hav...
Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook