José Melo e Henrique Oliveira são cassados pelo TSE por cinco votos a dois

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação do mandato do governador José Melo (PROS) e de seu vice, Henrique Oliveira (SD). O julgamento foi na manhã desta quinta-feira (04/05).

Votaram pela cassação os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin,  Admar Gonzaga Neto e Rosa Maria Weber Candiota da Rosa. Votaram pela absolvição, o relator Napoleão Maia Filho e Luciana Christina Lóssio.

A decisão tem validade imediata. O acordão deve ser publicado em 72 horas. Depois, o governador José Melo tem prazo de cinco dias para recorrer com um “agravo”. Nada disso, no entanto, tem efeito suspensivo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deve  receber a decisão de cumprir o acordão do julgamento.

Cassação e recursos

O governador e o vice, Henrique Oliveira (SD), tiveram o mandato cassado pelo TRE-AM em janeiro de 2016 por esquema de compra de votos na campanha eleitoral de 2014. A ação foi proposta pela coligação “Renovação e Experiência”, que tinha como candidato o atual senador Eduardo Braga (PMDB), derrotado no segundo turno.

O TRE negou recurso que pediu a posse imediata de Eduardo Braga como governador e de Rebecca Garcia como vice e manteve José Melo e Henrique Oliveira nos cargos, mesmo cassados.

A defesa de Melo entrou com o recurso no TSE em abril de 2016 sustentando que não havia provas de compra de votos no processo originado.

No dia 23 de março, começou o julgamento do recurso no TSE. O relator, ministro Napoleão Maia Filho, votou pela absolvição do governador. Nesse dia a ministra Luciana Lóssio pediu vistas do processo e o julgamento foi suspenso. Hoje, ele foi retomado, tendo como resultado a decisão contrária ao governador.

Procurado pelo portal, o advogado de Melo, Yuri Dantas, disse que a defesa irá esperar a publicação ser oficializada para planejar o próximo passo. “O que cabe é aguardar, esse é o passo. A decisão não é final”, afirmou Dantas.

 

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Celso disse:

    É uma vergonha para o povo amazonense ter um governador cassado!

    Decisão judicial não se discute.

    É só esperar a volta do Negao!

    Vejo girar a roda do destino sei que “vai voltar, vai voltar AMAZONINO”.

    1. Francilana disse:

      Vergonha pro Amazonas ter corruptos e o povo ainda votarem nessas corjas …parabens há justiça do Amazonas q continuem assim colocando pra fora todos os corruptos e que todos eles paguem e q nos roubaram ….

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.