
Rayssa Bandeira, que foi porta-estandarte do Corre Campo, em Manaus, é a nova cunhã-poranga do Garantido. Foto: Jhonne Almeida/ Garantido/ Divulgação
Os bumbás de Parintins mantém, nos últimos meses, disputa ferrenha por espaço na mídia. O Caprichoso saiu na frente na troca de itens, mas, hoje (15/12), o Garantido anunciou que Rayssa Bandeira vai substituir Verena Ferreira como cunhã-poranga do bumbá. O presidente Babá Tupinambá anunciou em vídeo, também nesta quinta, que o azul e branco está finalizando o CD da Galera 2017 e fará a primeira audição dia 23/12, às 19h, no curral Zeca Xibelão.
Garantido
A diretoria da Associação Folclórica do Boi Bumbá Garantido (AFBBG) oficializou Rayssa como defensora do item 9, cunhã-poranga, e já marcou a apresentação dela para hoje, à noite, na Cidade Garantido.
“Hoje será o dia de toda Nação Vermelha e Branca conhecer a nossa cunhã. Rayssa é linda, inteligente e carismática. Com raízes fortes em Parintins, com certeza dará orgulho ao torcedor vermelho e branco”, aposta Adelson Albuquerque, presidente do Garantido.
Com 21 anos, estudante do 5º período de Direito, Rayssa desfilou como porta-estandarte do Corre-Campo, de Manaus, mas é de família parintinense torcedora do Garantido e morou desde criança na ilha, de onde guarda recordações fortes.
“Nas minhas mais antigas lembranças, o Garantido está presente. Minha avó é louca em vida pelo nosso boi. Imaginem que com 79 anos vai à Alvorada sozinha, acompanhando a passeata, e ai de quem queira tirá-la de lá. Minha mãe sempre brincou no Garantido, desde os 16 anos, quando ainda existiam as misses do boi. Há dez anos é batuqueira. Meu pai já participou da vaqueirada e foi tuxaua luxo, inclusive tem uma foto dele na Cidade Garantido”, conta, orgulhosa.
Rayssa entrou, em 2010, para Companhia de Dança Folclórica Garantido Show. E concorreu, em 2013 e 2014, ao cargo de Porta-Estandarte e, em ambos, ficou em segundo lugar. Em 2013 perdeu justo para a cunhã que vai substituir, Verena Ferreira Assis. “Sempre, sempre foi uma vontade minha ser item do Garantido. Acho que essa vontade nasceu por acompanhar desde muito pequena o Festival Folclórico e nossos itens. Sempre fui encantada com tudo isso e também tem a minha relação com a dança, que é de total amor. Tudo isso misturado me fez chegar até aqui”, explica.
A nova cunhã participou do bailado corrido e das tribos coreografadas, na arena do Bumbódromo. Em 2015, participou do DVD “Vida”, representando Yebá Burô – A Deusa da Criação. E, em 2016, participou da cênica das Lendárias Amazonas.
Inspiração
Como fonte de inspiração, Rayssa diz que busca referência em Lilian Linhares, Tatiane Barros e Alessandra Brasileiro, embora afirme que procurará imprimir sua marca ao item. Conta que, desde que soube que tinha uma possibilidade de ser cunhã, buscou um preparo especial com a ajuda do coreógrafo Saulo Assayag e, desde então, os ensaios foram intensos. E ela faz treinamento funcional, dieta e malhação em academia.
“Para mim, ser a cunhã-poranga do Boi Garantido representa uma responsabilidade enorme, representa garra, a força, representa o amor pelo nosso Boi, que posso expressar por meio da minha performance”, afirma. Acrescenta que a torcida “pode esperar uma cunhã-poranga totalmente dedicada e uma verdadeira guerreira. Assegura que dará o “sangue” para que o item continue campeão.
“Sem querer ser clichê torcer pelo Garantido é felicidade, é sentir o coração acelerar a cada rufar do tambor. Ser Garantido é sentir frio na barriga a cada vez que tem uma apresentação. Ser Garantido é amor. Por isso, estou honrada com esse cargo e espero contar com toda a Nação apaixonada do meu boi”, finaliza a nova cunhã.
Audição no Caprichoso
A preparação do “CD da galera”, com 13 [KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2016/12/cdadagalera.mp4[/KGVID]
, é uma das novidades da gestão Babá Tupinambá. O trabalho resultou da escolha dos torcedores e já está sendo finalizado.
Veja abaixo o vídeo com a convocação do presidente do Caprichoso para a audição do CD da Galera:
Deixe um comentário