Glenio Seixas derrota máquina municipal de Barreirinha, após oito anos sob comando de Mecias Saterê

glenio-gilvan

Glenio Seixas teve o apoio decisivo do pai, o ex-prefeito Gilvan Seixas, cuja experiência será decisiva para governar em meio à crise

As urnas deste ano trouxeram uma revelação da política na região do Médio Amazonas. Glenio José Marques Seixas, 35, vereador em primeiro mandato, conseguiu sobrepujar a máquina municipal de Barreirinha, oito anos sob comando do prefeito Mecias Pereira Batista, o Mecias Saterê (PSD). Ele obteve 39,07% dos votos e venceu a disputa pela Prefeitura, num Município onde o voto da etnia saterê-mawé quase sempre é decisivo. “O desafio agora é estruturar o Município, recuperando o tempo perdido e governando para todos, indistintamente, sem revanchismos”, enfatiza.

Glenio acertou todos os passos no que o general chinês Sun Tzu denominou “guerra com a espada embainhada”, isto é, os momentos que antecedem a disputa propriamente dita.

O pai dele, Gilvan Seixas, ex-prefeito de três mandatos e defensor público estadual aposentado, era o segundo nome mais forte nas pesquisas pré-eleitorais e recuou da candidatura bem antes das convenções, abrindo espaço para que o filho conquistasse os votos a ele atribuídos.

Mecias, por outro lado, não teve a mesma habilidade e permitiu um racha em seu grupo político. O vice-prefeito Mário Carneiro (PROS) entrou na disputa e dividiu os votos situacionistas com a candidata do titular, a vereadora Guilma Noronha (PSD). Os dois juntos, porém, obtiveram apenas 4.296 votos, contra os 5.590 de Glenio.

O ex-vice-prefeito de Gilvan e eterno candidato a prefeito José Augusto Nenga, segundo colocado na eleição, acabou desviando os votos que manteriam o grupo do atual prefeito no poder, obtendo 2.578 sufrágios. Fabrício Rocha (PTN), correndo por fora, ficou com 1.844 (12,89%). O outro candidato, Gel Beltrão, com o nome indeferido pela Justiça Eleitoral, teve apenas 36 votos, que sequer foram oficialmente contados.

Glenio formou a coligação “O Futuro Começa Agora”, com seu partido, o PMDB, encabeçando uma lista apoiada por PP, PTC, PSDC, PSB, PMB e PRTB. E anuncia: “Vencemos aliando a vitalidade da minha juventude à experiência do ex-prefeito Gilvan e à habilidade do meu vice, o empresário Luís Picanço. Esse é o caminho da governança segura e sem percalços. Não tenho ilusões quanto às dificuldades de dirigir um Município pequeno, afetado pela crise, com arrecadação em queda, mas não fujo de responsabilidade”, enfatiza.

glenio-interior

Favorito na sede municipal, Glenio soube conquistar os votos do interior

O prefeito eleito está preparando a posse e formando equipe. “Tudo tem que ser enxuto e eficiente”, adianta.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GILVAN GERALDO DE AQUINO SEIXAS disse:

    Matéria Referente a Glenio Seixas foi de uma extrema felicidade. O jogo foi duro mas prevaleceu a sabedoria dos arirambas. Aproveito a oportunidade para registrar o inestimável apoio dado à candidatura de meu filho, pelos componentes do nosso grupo politico em Barreirinha. Além dos 44 candidatos a vereadores, nossa equipe é composta de gente lutadora e de pensamento progressista. Sem dar nomes, meu agradecimentos a todos. Somos uma família de fibra para o que der e vier.

  2. Bruno Lippy Fonseca disse:

    O amadurecimento politico da população brasileira tornou-se um novo fator decisivo nas campanhas eleitorais, unido a uma legislação mais rígida, igualitária e eficiente. Glênio Seixas foi o candidato que Barreirinha precisava em seu momento de maior dificuldade, pois sua candidatura passou a representar a Renovação cofiánvel, a esperança palpável, a verdadeira mudança que esperávamos. Um grupo politico forte, com pessoas preparadas e propostas realistas, ganhou, e sobrepujou 8 anos de retrocesso, atraso, corrupção, falta de gestão. O ariramba demonstrou que amadureceu e deu um recado claro aos politicos de nossa terra, não admitiremos nada além do que: eficiencia, gestão e bom trato do dinheiro público.

  3. Jessica Mikaelle disse:

    Fiquei extremamente surpresa e contente com este resultado. Foi o primeiro passo para a mudança, este será um mandato difícil pois receberá o município “saqueado” e sem falar na crise, porém, acredito em demasia que Barreirinha voltará a sorrir e a respirar novos ares de alegria, o primeiro passo já foi dado e os próximos estimo que serão de boas e necessárias mudanças.