
Glenio Seixas teve o apoio decisivo do pai, o ex-prefeito Gilvan Seixas, cuja experiência será decisiva para governar em meio à crise
As urnas deste ano trouxeram uma revelação da política na região do Médio Amazonas. Glenio José Marques Seixas, 35, vereador em primeiro mandato, conseguiu sobrepujar a máquina municipal de Barreirinha, oito anos sob comando do prefeito Mecias Pereira Batista, o Mecias Saterê (PSD). Ele obteve 39,07% dos votos e venceu a disputa pela Prefeitura, num Município onde o voto da etnia saterê-mawé quase sempre é decisivo. “O desafio agora é estruturar o Município, recuperando o tempo perdido e governando para todos, indistintamente, sem revanchismos”, enfatiza.
Glenio acertou todos os passos no que o general chinês Sun Tzu denominou “guerra com a espada embainhada”, isto é, os momentos que antecedem a disputa propriamente dita.
O pai dele, Gilvan Seixas, ex-prefeito de três mandatos e defensor público estadual aposentado, era o segundo nome mais forte nas pesquisas pré-eleitorais e recuou da candidatura bem antes das convenções, abrindo espaço para que o filho conquistasse os votos a ele atribuídos.
Mecias, por outro lado, não teve a mesma habilidade e permitiu um racha em seu grupo político. O vice-prefeito Mário Carneiro (PROS) entrou na disputa e dividiu os votos situacionistas com a candidata do titular, a vereadora Guilma Noronha (PSD). Os dois juntos, porém, obtiveram apenas 4.296 votos, contra os 5.590 de Glenio.
O ex-vice-prefeito de Gilvan e eterno candidato a prefeito José Augusto Nenga, segundo colocado na eleição, acabou desviando os votos que manteriam o grupo do atual prefeito no poder, obtendo 2.578 sufrágios. Fabrício Rocha (PTN), correndo por fora, ficou com 1.844 (12,89%). O outro candidato, Gel Beltrão, com o nome indeferido pela Justiça Eleitoral, teve apenas 36 votos, que sequer foram oficialmente contados.
Glenio formou a coligação “O Futuro Começa Agora”, com seu partido, o PMDB, encabeçando uma lista apoiada por PP, PTC, PSDC, PSB, PMB e PRTB. E anuncia: “Vencemos aliando a vitalidade da minha juventude à experiência do ex-prefeito Gilvan e à habilidade do meu vice, o empresário Luís Picanço. Esse é o caminho da governança segura e sem percalços. Não tenho ilusões quanto às dificuldades de dirigir um Município pequeno, afetado pela crise, com arrecadação em queda, mas não fujo de responsabilidade”, enfatiza.

Favorito na sede municipal, Glenio soube conquistar os votos do interior
O prefeito eleito está preparando a posse e formando equipe. “Tudo tem que ser enxuto e eficiente”, adianta.
Matéria Referente a Glenio Seixas foi de uma extrema felicidade. O jogo foi duro mas prevaleceu a sabedoria dos arirambas. Aproveito a oportunidade para registrar o inestimável apoio dado à candidatura de meu filho, pelos componentes do nosso grupo politico em Barreirinha. Além dos 44 candidatos a vereadores, nossa equipe é composta de gente lutadora e de pensamento progressista. Sem dar nomes, meu agradecimentos a todos. Somos uma família de fibra para o que der e vier.
O amadurecimento politico da população brasileira tornou-se um novo fator decisivo nas campanhas eleitorais, unido a uma legislação mais rígida, igualitária e eficiente. Glênio Seixas foi o candidato que Barreirinha precisava em seu momento de maior dificuldade, pois sua candidatura passou a representar a Renovação cofiánvel, a esperança palpável, a verdadeira mudança que esperávamos. Um grupo politico forte, com pessoas preparadas e propostas realistas, ganhou, e sobrepujou 8 anos de retrocesso, atraso, corrupção, falta de gestão. O ariramba demonstrou que amadureceu e deu um recado claro aos politicos de nossa terra, não admitiremos nada além do que: eficiencia, gestão e bom trato do dinheiro público.
Fiquei extremamente surpresa e contente com este resultado. Foi o primeiro passo para a mudança, este será um mandato difícil pois receberá o município “saqueado” e sem falar na crise, porém, acredito em demasia que Barreirinha voltará a sorrir e a respirar novos ares de alegria, o primeiro passo já foi dado e os próximos estimo que serão de boas e necessárias mudanças.