
Nuno Cunha atuou no turismo e desenhou equipamentos que depois foram usados pela McDonald
O paladar diferente resultava da matéria-prima de primeira. O queijo do misto quente (pão de forma, queijo e presunto), considerado o sanduíche mais simples, vinha da Holanda, de onde era importado o leite usado no sorvete. Assim a rede Ziza’s conquistou Manaus, desde a pioneira, de 1972, no edifício Cidade de Manaus, na rua 24 de maio, chegando depois às unidades Joaquim Nabuco, Praça 14, edifício Rio Madeira, Aeroporto (24 horas) e edifício Cecon. O fundador, Antônio Nuno Sobreira de Faria e Cunha, 78 anos, o “seo” Nuno Cunha, faleceu neste domingo (04/09), às 10h, após 27 dias na UTI. Foi velado na funerária Almir Neves e sepultado na manhã desta segunda, às 10h, no cemitério São João Batista.
Nuno Cunha, nascido em Manaus (06/11/37), foi estudar e trabalhar no Rio de Janeiro, onde conheceu Maria Parente para formarem a família Parente de Faria e Cunha. Parte dos cinco filhos, Marta, Ana, Rogério, Doti e Ziza, nasceu no RJ e outra em Manaus. A mais jovem “Ziza” (Maria Eliza) daria o nome para o empreendimento que marcou época e até hoje é lembrado por muitos.
Visionário e homem de vanguarda, Nuno participou de inúmeras feiras de alimentação em Chicago, fazendo do Ziza’s um fast food com qualidade e estilos próprios. Desenhou e conseguiu a produção industrial de diversos equipamentos, que depois equipariam cadeias como McDonald e Bob’s. O dono deste, aliás, era companheiro de Nuno nas feiras. Além do queijo, importado da Holanda, ele tornou famoso o hambúrguer de pirarucu e diversos sanduíches. Uma oncinha era a logo do Ziza’s, estampada no sorvete servido em cascalhão, o famoso Biscoitão crocante, produzido também pela casa.
Nuno aproveitava a barba branca para entrar na pele de Papai Noel e divertir as crianças no Natal. Dono da empresa Regiatur, também atuou na vanguarda do turismo amazonense, sendo um dos expoentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) no Estado.
Gostava de recitar versos do poeta Alcides Werk e de degustar e divulgar a culinária local por onde passava. Ele tinha muitas histórias pitorescas, como quando esqueceu o passaporte em Manaus e mesmo assim conseguiu entrar nos Estados Unidos. Usou o inglês perfeito, a lábia de comerciante e conseguiu o impossível, passeando por New York enquanto o passaporte era enviado pela família.
Também chamava atenção no empresário a sensibilidade social. Abordava nas ruas os meninos chamados de “cheira-cola”. Comprava a droga da criança para destruir, alimentava-o, vestia-o e o acompanhava até onde podia, conseguindo resgatar vários em definitivo.
Um dos funcionários do Ziza’s, que Nuno Cunha chamava de “Programa primeiro emprego”, por gostar de contratar jovens sem nenhum registro na Carteira de Trabalho, foi o atual secretário estadual de Planejamento, Thomaz Nogueira. Ele escreveu o texto abaixo, à guisa de homenagem ao ex-patrão, num reconhecimento da importância que teve na formação dele. Veja:
“Hoje, ia superar o fastio de publicar e discutir nas redes sociais por um justo motivo: Registrar uma vida que impactou a minha vida e da minha família, mas história de uma outra vida que fêz exatamente isso, atravessou o samba.
Talvez apenas uns poucos conheçam, ou lembrem, se falarmos de Nuno Cunha. Outros tantos, no entanto, lembrarão de algumas de suas iniciativas.
Na mais conhecida, tive a oportunidade de iniciar minha vida profissional e trabalhar exatos 5 anos: Ziza’s Lanches.
De fato o Ziza’s foi o primeiro fast food de Manaus, e muitos tem suas estórias e lembranças.
O pioneiro foi na entrada lateral, pela 24 de maio, do Edifício Cidade de Manaus era o “point” da cidade. Aos sábados a meninada de Escola Técnica, Dom Bosco, começava a chegar no final da manhã. (Não tem mais aulas aos sábados, né?)
Depois vieram outros, na Joaquim Nabuco, na Praça 14, no Ed. Rio Madeira, no Aeroporto, No Ed. Cecon.
Tinha 14 anos quando me juntei a esse time. Fiquei de 1° de outubro de 74 a 1° de outubro de 79. Convivi diretamente com o espírito empreendedor, proativo, criativo, intenso, muito intenso, impulsivo, e por vezes, exagerado e até teatral nas cobranças do Nuno.
Ele e D. Maria já eram amigos de longa data dos meus pais, seja do movimento dos Cursilhos de Cristandade, seja da Iniciativa chamada Escola de Pais.
Desse Nuno de múltiplas iniciativas resgato uma que a maioria não sabe e os que sabem esqueceram. Foi Nuno Cunha o responsável pela volta por cima da Vitória-Régia como escola de samba. Quando inaugurou em 1975, a unidade que ficava na própria praça, levou toda uma proposta de interação com a comunidade, não apenas um playground para meninada, mas também uma estrutura para sessões de cinema ao ar livre.
A Escola de samba tinha se transformado em bloco, quem mandava no carnaval de Manaus, era a Unidos na Selva, da turma de militares cariocas em serviço no Amazonas, e a Em Cima da Hora, de Educandos. Nuno comprou no Rio uma bateria inteira, mandou imprimir na Gráfica Rex o samba enredo do Torrado e mandou fazer na ISTEAM (fábrica do PIM) uns chapéus Coco de isopor. Durante uns três anos, bancou o desfile. O resto é história. Um dia desses duvidaram, mas eu lembro das Notas Fiscais e faturas.
Foram tantos chapéus de isopor que começamos a usar como embalagem tamanho família “pra viagem”, não é que colou?
Brincava dizendo que ele foi o programa “meu primeiro emprego” da Nogueirada.
A convivência diária me ensinou muito para o caminho ao longo da vida. Hoje, após quase um mês na UTI, Nuno partiu.
Além de D.Maria, conheci os fiilhos Marta, Ana, Rogério, Doty e Ziza, muitos especiais na caminhada. A cada um meus sentimentos.
A trajetória de Antonio Nuno Sobreira de Faria e Cunha não cabe num post, é só um registro.”

O Ziza’s do edifício Cidade de Manaus. Fotos: Álbum de Família

O Centro de Produção do Ziza’s, no bairro do Aleixo…

… a parte interna do Centro de Produção

O Ziza’s do aeroporto, que funcionava 24 horas

Ziza’s da Praça 14, que deixou muitas recordações e influenciou na escola de samba Vitória-Régia

O governador Henock Reis foi conferir de perto o sanduíche

As barbas brancas…

… tornaram Nuno Cunha um Papai-Noel natural
Lindo, obrigado por publicarem a matéria! Com detalhes marcantes.
Obrigada, Marcos Santos, pela homenagem ao nosso pai querido!
Um abraco, em nome de toda família,
Marta (Parente) de Faria e Cunha Monteiro
Querida Marta fiquei triste com a notícia, que Deus o tenha e seja a força e o consolo para você e toda a sua família e amigos. Linda homenagem e muito merecida, quem foi adolescente nas décadas de 70 e 80 tem muitas lembranças boas do Ziza’s.?
Queridos Marta, Ana, Rogério, Doty e Ziza, meus sentimentos a todos vocês. Que D’us conforte seus corações e saibam que a memória de um querido nunca morre. Ficarão as ótimas lembranças! Um grande beijo. Helen
Encontrei esse senhor numa clínica e ele foi tão carinhoso com meu bb que a imagem dele ficou marcada na minha memória, que esteja nos braços do senhor.
Que lindo, obrigado pelo registro, sem dúvida Vô Nuno tinha um carinho especial pelas criancinhas… E adora dar balas e bombons, gostava de esconder uma nas mãos e pedir para a criança advinhar em qual mão estava. Rs… Querido…
O Ziza’s fez parte da juventude da minha geração. Melhor sanduíche de frango que já houve por essas bandas. Milk-shake delicioso, bem como os sorvetes.
Meus sentimentos à familia, que o Senhor os conforte nessa hora dolorosa da partida.
Um texto perfeito sobre um homem de múltiplas facetas. Um empreendedor incomparável, um homem de um humor extraordinário, e o melhor pai que uma família poderia ter. Sinto-me gratificado por ter gozado da sua amizade, bem como de toda a família Cunha.
Meu caro Marcos,
Parabéns pelo reconhecimento a essa figura humana ímpar e obrigado por ter compartilhado meu pequeno registro.
Thomaz
Meus pêsames à família,mais precisamente a minha ex-patroa dona Marta Monteiro q sempre teve por mim carinho e muito respeito,e tbm a seu esposo Sr Carlos Monteiro a qual tbm devo muito do q aprendí com essa família maravilhosa.q Jeová Deus os conforte nesse momento tão difícil
Meus pêsames à família que ganhou intercessor no céu!
Parabéns, Marquinhos, meu sempre lembrado aluno: Só você mesmo para escrever para nosso querido Nuno, amigo e companheiro de longa data, uma nota tão carregada de emoção. Que ele esteja gozando do lugar reservado aos justos e que Deus alivie o coração da família. Um carinhoso abraço à família e também a você.
Uma ótima pessoa sempre ia na loja que eu trabalho adorava chocolates e dizia que eu era sua quase chara !
Vá em paz seu Nuno tenho certeza que terá um bom lugar lhe esperando lá no céu!
Seu Nuno tive o prazer de atende_lo por diversas vezes na farmabem localizada no plaza shoping. Sempre muito divertido nos presenteava sempre com sua presença ilustre e seu jeito Alegre de ser e sempre nós levava balas e chocolates.
A dona a família de seu Nuno deixo-me aqui meus singelos sentimentos. Descanse em paz seu Nuno. ?
Ziza’s, quem não lembra?!
O melhor mate com limão da minha vida.
Texto maravilhoso e que nos deixa saudosos.
Que Deus conforte toda a familia.
Estou em Kissimmee U.S.A , MAS , triste ao saber do falecimento do grande empreendedor Nuno Cunha , meus sentimentos a família. Manaus 2016 , perde mais um ilustre filho. ZIZA’S , inesquecível, momentos marcantes da minha adolescência.
Proteção! Consolo a Família.?. Linda homenagem Marcos Santos
Homenagem merecida.
Parabéns pelo registro, Marcos! Estudei com a Marta e acabei, para minha imensa felicidade, por parte desta família, a qual considero uma referência de amor, equilibrio, generosidade e religiosidade. O Nuno querido está agora alegrando os céus!
Seu Nuno fez parte da minha infância e adolescência junto com seus netos Pedro e Felipe no Edifício São João Del Rey onde morávamos. Sempre com sorriso no rosto e com palavras sábias nos aconselhando para o bem. Meus pêsames a toda família e só tenho agradecer pelos ensinamentos.
Essa família fez parte da minha formação e através do convívio com todos , me fiz a pessoa que sou hj, um ser humano de fato.
Meu pai foi funcionário do “seu Nuno” e eu também, e o bônus do salário era usufruir da presença do patrão.
Meu pai , Dilson Ramos chora a perda do amigo, e eu também.
Na década de 80 o ziza’s do aeroporto foi muito frequentado por muitas famílias uma delas era a minha família … Esse empreendimento trouxe Muita alegria e felicidade para os nossos fins de semana tão aguardados por todos nós!! Ficavamos ansiosos para comer no ZIZA’S e ver os aviões!!! Que Deus conforte a família e amigos!???
Como não lembrar do Piraruburguer
Puxa que pena conheci ele no DB meu neto chamava ele de papai noel e meu filho era amigo dele homem muito sabio , que o Espírito Santo conforte sua família .
Chorei, mesmo sem jamais ter conhecido pessoalmente o Sr. Nuno. Chorei, porque, com a partida dele, sinto que uma linda página da minha vida também se vira. Foram muitos momentos felizes da infância e sabores que guardo na memória para toda a minha vida. Obrigado, Sr. Nuno. De coração. Descanse em paz.
Meus sentimentos à família do fundador do Ziza’s… Onde provei o meu primeiro sanduíche da vida…tem ótimas recordações desse tempo …Que Deus o tenha !! ??
Meus sentimentos aos Familiares ? que Jesus o receba em seus braços…triste em saber que se foi ao encontro do Pai … Conheci Seo Nuno quando a empresa dele foi cliente da SERTENAC por muito tempo.
Vá em Paz??
Cumpriu sua sentença. O único mau irremediável nesse mundo. Porque tudo que é vivo, morre. Fez a passagem. ….
Que pena…triste notícia ! Outro dia estava a recordar do quanto era bom o sorvete do Ziza’s…já se passaram mais de 40 anos e ainda consigo lembrar do sabor e do cheiro do misto! Saudades.
O melhor misto quente, biscoitão e claro, AINDA NÃO TOMEI UM IGUAL EM LUGAR NENHUM, O FAMOSO MATE COM LIMÃO QUE ERA UMA DELÍCIA. ADOROVA VER A MÁQUINA ENCHENDO AQUELE COPÃO E NO FINAL AQUELA ESPUMA DELICIOSA. TDMPONS BONS…
Lembrar do ZIZA e do seu Nuno so tras boas recordações. Fazem falta. Meus sentimentos a familia.
Encontrei muito esse senhor no hospital checkup onde eu trabalhava na epoca. Muito respeitador e humilde. Meus sentimentos aos familiares.
Para todos os que viveram a época do Ziza’s ficou para sempre a imagem de aonde podemos chegar tendo um espírito empreendedor como S.Nuno. Ele é seu Ziza’s ficarão para sempre na memória de muitos manauras. Meus pêsames.
Tomei sorvete com meu pai e meus irmãos e no aeroporto de Manaus após várias brincadeiras e ver os aviões.
Lembro do Zizas do centro, lembrança boas. Faz parte da memória de muitos parabéns peli texto muito bem escrito e carregado de emoção.
Meus sinceros sentimentos a família.
Realmente. Lembranças de uma infância feliz. Depois da missa, brincar no parquinho, tomar sorvete e comer mixto quente com suco de tangerina. Sanduiches que marcaram pelo sabor e até hoje tento reproduzir em casa. Lendo notícias sobre esse homem que passou sua vida fazendo o bem e ajudando no crescimento pessoal de tanta gente nos deixa com a certeza de que cumpriu sua missão muito bem. Meus sentimentos à familia. E ao seo Nuno o nosso muito obrigado.
Vive e conhece pessoas que acabaram tornando-se amigos no Zizas da 24 de maio. Meus sentimentos à família e que Deus conforte a todos.
O Ziza”s fez parte de minha vida. Meus sentimentos a toda família!!
Fiquei imensamente triste, com a perda irreparável do Sr.Nuno o dono do Zizas da 24 de maio, pena que não tive o privilégio de conhecê-lo.
Com imensa saudade e muitas lembranças que me recordo do sanduíche de atum, nunca teve igual!
Meus sinceros sentimentos a família!!
Mas, como “Há muitas moradas na casa de meu Pai”, para uma delas o Senhor estava precisando de braços fortes e de um coração valente.
Sorriso cativante de seo Nuno, meu paciente das 18:00, chegava com sua bengala e o sorrindo no rosto pra fazer sua fisioterapia!!!!! Sou grata de ter conhecidos e tratado desse grande homem!!!! Que Deus abençoe a família, se puder me avise da missa