Órgãos amazonenses decidem partir para o ataque e discutir se Aneel defende consumidor ou concessionária de energia

Reunião com Procon só serviu para mostrar que Amazonas Energia está por trás do reajuste absurdo da tarifa

Reunião com Procon só serviu para mostrar que Amazonas Energia está por trás do reajuste absurdo da tarifa

Os Procons de Manaus e do Amazonas, a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE) decidiram partir para a ofensiva na disputa em torno da conta de luz em Manaus. Vão acrescentar, na mesma ação que conseguiu barrar a cobrança das famigeradas “bandeiras tarifárias”, a contestação do reajuste de 38% para residências e 42% para indústrias. Querem também discutir, na mesma ação, o papel da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que foi criada justamente para conter a sanha tarifária das operadoras do setor e agora defende mais os interesses delas que os do contribuinte. O panavueiro vai ficar cada vez melhor.

 

Caiu a máscara

A Eletrobras Amazonas Energia, através da diretora comercial Andressa Noronha, tentou justificar o reajuste oferecido pela Aneel. Caiu aquela máscara de que a empresa era contra a majoração e ficava ao lado do consumidor. Pelo menos as coisas ficaram mais lógicas. Como maior beneficiária do aumento, a concessionária sempre vai querer mais dinheiro.

 

Ônus

Quem não deve ter gostado nada das explicações da Amazonas Energia é o ministro Eduardo Braga. É ele que, na condição de padrinho político e superior hierárquico da diretoria atual da empresa, está recebendo o ônus político do reajuste.

 

Inferno astral

Eduardo Braga, aliás, parece estar passando por inferno astral. Confrontado no Senado, nesta quinta (29/10), pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), sobre a razão de o Governo Federal não licitar as 40 concessões caducas de distribuidoras de energia, os dois acabaram num bate-boca rasteiro. Quase saíam na mão. O vídeo do confronto está aqui no blog.

 

O rolo da Seinfra

As principais obras do Governo do Amazonas são tocadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). É por onde a máquina estadual movimenta a maior parte dos bilhões da chamada “sobra para investimento”. Ao longo dos nove anos da gestão da engenheira Waldívia Alencar na pasta o Tribunal de Contas do Estado (TCE) interveio várias vezes. Parece que nem tudo ficou esclarecido, como demonstra a rumorosa saída de Gilberto de Deus da pasta.

 

Entrevista coletiva

Nesta quinta-feira (28/10), quando Gilberto Alves de Deus confirmou que vai dar entrevista coletiva falando sobre a saída da Seinfra, prometendo desmentir o governador José Melo, houve grande correria de bastidores. Argumentos como o de que ele é “amigo do homem” desde 1989 não serviram para demovê-lo até o fechamento da coluna.

 

Hora e local

Gilberto Alves de Deus marcou para receber a imprensa às 9h30 na sede da GAD Engenharia, na rua Belo Horizonte, em frente à InfoStore. Parecia, nesta quinta, mais decidido que nunca.

 

Parada de ônibus

Doze estudantes do 4º período do curso de Administração do Uninorte/ Laureate resolveram construir, sem qualquer ajuda da Prefeitura, uma parada de ônibus. Coberta, novinha, pronta, ela custou R$ 300, contra os mais de R$ 20 mil das oficiais. Isso confirma que, quando se trata do poder público, todo mundo quer ganhar muitas vezes mais. E indica um caminho: as paradas da cidade inteira podem ser reformadas sem custo para o erário, pelos próprios usuários. Ficou de bônus a placa com a relação das linhas que passam no local. Ideia excelente.

Os estudantes mostraram que a comunidade, querendo, pode obrigar o poder público a não gastar tanto

Os estudantes mostraram que a comunidade, querendo, fazendo sua parte, pode obrigar o poder público a não gastar tanto

 

Vereadores

O que não foi legal foi a reação dos vereadores. A parada foi construída em frente à Câmara Municipal e os vereadores nem tchum. Só Valdemir José que, no papel de opositor mor, acaba não tendo força para levar nada à frente.

 

Cultura

Muito legal a iniciativa de oferecer espetáculos culturais gratuitos, no Teatro Amazonas e Centro Cultural Palácio da Justiça. Nesta quinta (29/10), por exemplo, como parte da Série Mangoré, ocorreu o “Encontro Internacional de Violão”, às 10h, no Palácio da Justiça. Grande momento.

 

Beija-mão a Gilbertinho Carvalho

Gilberto Carvalho, esse mesmo que está no centro dos escândalos envolvendo a compra de Medidas Provisórias no Governo Lula, veio a Manaus no começo deste mês. Lideranças do Estado fizeram um cortejo de beija-mão para ele, na condição de presidente do Sesi. O cargo, aliás, tem sido presenteado a amigos pelo ex-presidente Lula. Agora serve de consolação a Gilbertinho Carvalho, depois que ele foi obrigado pelos escândalos a deixar a Casa Civil da Presidência da República. Que vergonha.

 

Restaurante

Em Coimbra, Portugal, no hotel Quinta das Lágrimas, está o Arcadas Restaurante. É o local da famosa e triste história de amor proibido entre o príncipe de Portugal Pedro e a linda donzela galega Inês de Castro, passada no século XIV. Conta a lenda que foi nessa Quinta que Inês chorou pela última vez, ao ser apunhalada por três fidalgos aos quais o pai de Pedro, o Rei Afonso IV, ordenara matá-la. Mas isso não é capaz de tirar o apetite para saborear as delícias do Arcadas. O restaurante, sob o comando do chef Albano Lourenço, utiliza produtos tradicionais da região e a carta de vinhos mais parece um volume da antiga Enciclopédia Barsa. Só lembrando: Portugal é hoje o lugar onde se come bem, com bom vinho e ao menor preço da Europa. End: Rua Antonio Augusto Gonçalves -Coimbra. Tel: + 351 (239) 802 380. Email: [email protected].

A Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Portugal

A Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Portugal

O carpaccio, um dos pratos do cardápio espetacular do Arcadas

O carpaccio de carapau,um peixe da região, um dos pratos do cardápio espetacular do Arcadas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *