O colunista social Alex Deneriaz permanece em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prontocord, em Manaus. Médicos do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, que vieram auxiliar no tratamento, tentam transferi-lo para a capital paulista. Um avião-UTI está preparado para embarcá-lo hoje (11/04), às 22h30.
“O quadro permanece o mesmo. Diminuímos as drogas vasoativas (que controlam a pressão) e ele está resistindo. O quadro é grave, mas estamos tentando estabilizá-lo para a transferência”, disse o médico Ricardo Villa, que faz parte da equipe que trabalha na cabeceira do paciente.
O coração artificial que estava sendo esperado com os médicos do hospital paulista não veio e a grande peça de resistência dos batimentos cardíacos é o balão intra-aórtico colocado pelo cirurgião Silas Galvão, do hospital Beneficente Portuguesa de Manaus. Ele trabalhou muito tempo no Albert Einstein, em São Paulo, e está radicado na capital amazonense nos últimos anos.
Alex é vítima de um vírus ainda desconhecido pelos médicos. Equipes de pesquisa da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) trabalharam em laboratório para tentar descobri-lo, mas não conseguiram. O micro-organismo dilacerou o coração do paciente, que hoje trabalha com cerca de 30% da capacidade.
Deixe um comentário