Domingo, 22 de julho de 2018

Especialista aponta cuidados que motorista deve tomar antes de pegar a estrada

Quem for pegar a estrada para os municípios do Amazonas ou com destino à Venezuela deve tomar alguns cuidados com o veículo. Afinal, carro cheio, com muitas malas, e estradas que não proporcionam total segurança e qualidade exigem cuidados dobrados do motorista.

Pneuforte

Sistemas informatizados aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento.

O diretor da Pneu Forte, Belmiro Vianez Filho, destaca a importância de uma revisão adequada do veículo para garantir a segurança de quem dirige, da sua família e dos demais motoristas. “Além do contratempo na viagem, qualquer falha técnica ou problemas mecânicos pode colocar vidas em risco. Um simples pneu careca, por exemplo, em alta velocidade, pode levar a um derrapamento e causar acidentes gravíssimos”.

Antes de pegar a estrada, Vianez indica alguns itens que devem ser observados para garantir a segurança e férias tranquilas:

  1. O motorista deve verificar o desgaste do pneu. É só checar se o pneu atingiu ou superou o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos e, se isso ocorrer, a troca deve ser providenciada antes da viagem. O estepe é item imprescindível em qualquer viagem. Deve-se observar se ele não possui bolhas ou sulcos menores que 1,6mm. Cheque também a pressão dos pneus. É importante calibrá-los levando em consideração o peso que se está levando. Um carro carregado de malas e com quatro passageiros, por exemplo, pode exigir uma calibragem maior do que um automóvel sem bagagem e apenas com o motorista. O alinhamento também é imprescindível. Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras.
  1. Os freios e a suspensão do carro devem estar em perfeito estado, pois são importantes para uma viagem segura.
  2. Verifique se itens como triângulo, macaco e chave de roda estão no veículo e em funcionamento. Esse trio é imprescindível e as autoridades do trânsito podem exigi-lo. Já pensou você ter o carro apreendido por falta de um triângulo?
  3. O alinhamento, ou a necessidade dele, só é percebido quando o carro atinge alta velocidade. Não corra riscos! Se o carro apresentar barulhos ou rangidos procure a ajuda de um mecânico para identificar o problema. Rangidos, ruídos e batidas secas devem ser averiguados na concessionária autorizada.
  4. Verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros, como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.
  5. Um item essencial para fazer uma viagem segura é a parte elétrica. Certifique se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento.
  6. Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas dos vidros, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores.
  7. Procure postos autorizados para abastecer o carro, evitando assim adquirir combustíveis adulterados ou de baixa qualidade. Efetue a troca dos lubrificantes antes de viajar e utilize produtos de qualidade.
  8. Mantenha os documentos do carro e a sua carteira de habilitação sempre com você. E não se esqueça de ter em mãos todos os telefones de emergência como: atendimento na estrada, bombeiros e, principalmente, do atendimento 24 horas do seguro de seu veículo.

Isso tudo é importante nas viagens longas de carro, mas o motorista não pode esquecer o dia-a-dia. Pneus duram bem mais quando recebem alinhamento e balanceamento uma vez por mês. A calibragem também precisa ser feita com regularidade e o ideal é checar esse item a cada 15 dias.

Um dos grandes obstáculos, a falta de tempo, está sendo superada pela tecnologia. “Nós temos, nas lojas da Pneu Forte, sistemas informatizados que aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento. O cliente fica menos tempo esperando e o resultado é melhor”, afirma Belmiro Vianez Filho.

Veja também

Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...
Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões Foto: Reprodução Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado sábado (210/07) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 - 36 - 40 - 44 - 45 - 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sor...
Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados Ciro Gomes, com a neta no colo, confirmou candidatura a Presidente da República. Foto: Divulgação Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de C...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook