27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Grupo de meninos de 7 a 14 anos mata professor indígena que tentou impedi-los de consumir bebidas

Publicado em 26 de agosto, 2014

O professor Joressi Madjar Kulina, 44, da etnia madija kulina, foi assassinado por um grupo formado por cinco adolescentes e um menino de sete ano, na margem do Rio Juruá, nos arredores da cidade. Todo os acusados foram apreendidos por volta das 17h de segunda-feira (25/08), por policiais da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), do município de Juruá.

jurua

Policiais acompanham a busca pelo corpo do professor.

Conforme as investigações, o crime teria ocorrido nas proximidades de um campo de futebol, onde os adolescentes residem, na margem do Rio Juruá. O professor Joressi voltava para sua casa de um curso de capacitação do qual participava na cidade de Juruá – ele lecionava para os próprios jovens que o assassinaram -, na terra indígena “Lago do Ualá”, na escola denominada na língua deles de “DsoDso Riride”. A aldeia fica a 14 horas de distância da sede do município, via fluvial.

Ao passar pelo local onde os adolescentes e o menino estavam, o professor percebeu que o grupo estava consumindo bebida alcoólica. “Ele se indignou com a atitude deles e revoltado os repeliu, inclusive quebrando uma das garrafas de bebida e jogando fora. Os jovens se irritaram com o gesto do professor e o arrastaram para a margem do rio, onde o golpearam com várias facadas”, informou o delegado titular, Daniel Trindade. Depois de cometer o homicídio, os menores despiram a vítima e jogaram o corpo no rio.

A polícia chegou até ao grupo após a denúncia feita pela avó de um dos menores de 13 anos na Delegacia. Ela disse que o adolescente chegou em casa e contou o que aconteceu. Os policiais foram até a residência do menor, que informou a localização dos outros garotos e o local onde aconteceu o homicídio. Os policiais civis, durante a diligência ao local do crime, encontraram muito sangue na área, as roupas da vítima e as facas usadas para cometer o homicídio.

Os adolescentes apreendidos tem as iniciais J.F.S.M.K, 17, N.M.K, 13, T.M.K, 13, A.M.K, 14, A.M.K, 13, além de um menino de apenas 7 anos, que também desferiu golpes na vítima. Os adolescentes estão apreendidos na unidade policial do município de Juruá à disposição do Ministério Público. O menino de 7 anos prestou esclarecimentos, foi liberado e está sob a custódia dos pais.

O Delegado Daniel Trindade informou ainda que fez a comunicação da apreensão dos menores à Justiça, já pediu ao Poder Judiciário a internação deles e aguarda o posicionamento do órgão ministerial.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.