Dia 15/08 as feiras e mercados de Manaus vão parar

Conforme ficou decidido em Assembleia Geral dos Feirantes das diversas Feiras de Manaus realizada no dia 24 de Julho de 2014, no Sindicato dos Metalúrgicos, a partir do dia 15/08, todas as feiras e mercados de Manaus irão parar suas atividades. Infelizmente esse é o único recurso que nos restou para sensibilizar a Prefeitura de Manaus e o Ministério Publico do Estado e o Governo Estadual, para que não seja cumprido o TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) ajustado entre a Prefeitura de Manaus e Ministério Público do Amazonas, da forma que fora ajustado, pois se esse TAC for cumprido irá exterminar a categoria de feirantes da cidade de Manaus e mais de 20 mil pais e mães que tiram o sustento de suas famílias das feiras e mercados ficarão desempregados.

Por força desse Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado ano passado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Estado, os boxes, pedras e bancas de todas as feiras e mercados de Manaus passarão por um processo de licitação. Até o próximo dia 31 de outubro, a Sempab (Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento) estará realizando cadastramento dos feirantes com a finalidade de voltar as feiras e mercados às suas plantas originais, ou seja, todos os feirantes que hoje trabalham nos setores extras ficarão de fora, o que já aconteceu na feira da Banana, onde mais de 20 permissionários ficaram de fora da nova lista de permissionários publicada no Diário Oficial do Município. A próxima etapa será a realização de licitação que tem por finalidade, conforme a 1ª cláusula do TAC, licitar (privatizar) os espaços das feiras e mercados da nossa cidade.

Na licitação os permissionários atuais não terão condições de comprar seus espaços, pois irão concorrer com pessoas com poder aquisitivo muito além da capacidade financeira dos atuais permissionários, podendo até mesmo terem que concorrer contra as grandes redes de supermercados, que hoje têm interesse nas feiras, principalmente nas do centro de Manaus.

O prefeito de Manaus, até a presente data, não nos atendeu e com isso não se dispõe a ouvir os feirantes que, por todos esses anos, têm contribuído com a economia local e sustentado suas famílias dignamente com o trabalho nas feiras e mercados e fazem o abastecimento não só de Manaus, como de vários municípios do nosso Estado. Sendo que não nos restou outro meio para garantir nossos direitos, a não ser a paralisação, a partir do dia 15/08.

Informamos a todos os companheiros feirantes que ficou decidido em reunião, com as comissões gestoras e com as lideranças das diversas feiras, que até o dia 14/08 os feirantes poderão adquirir mercadorias. Nos dias 15, 16 e 17/08, só poderão comercializar e nenhum produto poderá entrar nos boxes, pedras e bancas e, a partir do dia 18/08, a paralisação será total e não haverá comercialização.

Esta iniciativa é do Sindicato do Comercio Varejista dos Feirantes de Manaus e das Comissões Gestoras das Feiras Manaus Moderna, Feira da Banana, Feira do Produtor da Zona Leste, Ceasa, Alvorada, Compensa e lideranças das diversas feiras de Manaus.

Temos apoio da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Amazonas (Fetracom-AM) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-AM).

Manaus (AM), 01 de agosto de 2014.

 

David Lima da Silva

Presidente do Sindicato dos Feirantes de Manaus

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *