Verdadeira romaria, incluindo Embrapa e Horto Municipal, para tentar plantar bananeiras sadias em Manaus

Construí uma fossa com o Sistema BET, popularmente conhecida como “Fossa de Bananeiras”. Tentei telefonar para a Embrapa-AM, a fim de adquirir mudas sadias e resistentes de bananeira, e ninguém atende os telefones listados no site. Fui até a Embrapa-AM que fica a 30km de Manaus e recebi a informação de que a Embrapa não comercializa e tampouco doa mudas. A funcionária disse que mandaria uma lista de viveiristas com os quais eu poderia adquirir as mudas e, como de costume nos órgãos públicos, nem deu satisfação. Procurei na internet e não achei no Amazonas.

Como eu precisava urgente das bananeiras, e é quase impossível comprá-las em Manaus, peguei vários filhotes de bananeira na mata no entorno da Ponta Negra, as quais vieram com Sigatoka Amarela. Fui até a Agrominas comprar fungicidas e me disseram que só podem vender pra quem tem carteira de Produtor Rural.

Então me pergunto, é este o incentivo que o Governo dá para a agricultura familiar? Por que o Governo não tem interesse que as pessoas plantem frutas e verduras em casa, como faziam antigamente? Para continuar passando fome e recebendo o bolsa família? Sinceramente, é lamentável que não tenhamos um órgão federal, estadual ou municipal que auxilie quem tem interesse em plantar em plena Amazônia, a maior floresta do planeta.

Ressalte-se que o Horto Municipal também não funciona, pois o diretor diz que só pode doar ou comercializar mudas com autorização do secretário. Será que terei que ir pra frente da casa do prefeito, ou da “presidenta” para conseguir essas mudas de bananeira? Alguém, pelo amor de Deus, vende ou doa estas mudas em Manaus ou arredores?

Francisco R. Cruz – [email protected]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *